19.5 C
Brasília
17 dez 2025 05:02

Faz de conta: Seminário para debater futuro do HBDF virou palco para apoio a proposta do governo

Com direito a grupos de trabalho, seminário para debater futuro do Hospital de Base virou palco para apoio a proposta do governo

Um seminário cujo objetivo único era promover a ideia de privatizar o Hospital de Base. Assim foi o suposto debate na Câmara Legislativa, nesta sexta-feira (05), acerca do projeto n° 1.486/2017, que transforma o maior hospital público do Distrito Federal em instituto.
Entre os palestrantes convidados, claro, estava o próprio secretário de Saúde, Humberto Fonseca, o ex-ministro da Saúde, José Agenor e o assessor da escola Fiocruz de Governo, Armando Baggio. Os três, conforme matérias veiculadas na imprensa local, têm histórico de envolvimento em irregularidades.
“O seminário apenas deu palco para a proposta do governo”, avaliou o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, ao sair do evento. Durante o seminário, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, voltou a falar que o SUS é um modelo falido. “Não tenho dúvida”, ressaltou.
Obviamente, foi o próprio secretário de Saúde quem falou sobre as supostas benfeitorias da privatização do Hospital de Base. Para convencer a plateia, inclusive, ele levou slides apontando a diferença entre órgão autônomo; autarquia federal; fundação estatal; empresa pública “social”; serviço social; organização social e privatização.
Antes, porém, da fala ensaiada de Humberto Fonseca, coincidentemente, o ex-ministro da Saúde, José Agenor, discursou sobre os desafios do SUS no DF. Também guiado, claro, pelo destino que o levou até o Seminário “por acaso”, ele destacou a importância de debater novos modelos de gestão, o financiamento da saúde e a necessidade de expansão da Atenção Primária.
Ao falar sobre o tema “A descentralização e seus desafios”, Armando Raggio, que em 2000 foi acusado de uso indevido de dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS), à frente da gestão da Saúde do estado do Paraná, defendeu que toda a descentralização ocorra “ao mesmo tempo” no sistema.
O presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira, substitui à mesa o coordenador da assessoria técnica do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Nilo Bretas.
Após as palestras, representantes de sindicatos, da sociedade civil e o promotor de Saúde do DF, Jairo Bisol, puderam participar da discussão. Cada um com cinco minutos para a fala. Nesse momento, o vice-presidente do SindMédico-DF, Carlos Fernando da Silva, destacou, entre outros pontos, que, desde o início de sua gestão à frente da SES-DF, Humberto Fonseca tem feito verdadeiras “presepadas”. E concluiu: “secretário, pede para sair”.
O ex-secretário de Saúde Jofran Frejat esteve no seminário, também se posicionou contrário à proposta de privatizar o HBDF e defendeu o SUS.Fonte: SindMédico-DF

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Ministério da Saúde define valores do 13º para profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde definiu, por meio...

Destaques

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...