19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:40

Farmácia do HRT inova com produção de manipulados

Conheça a iniciativa que permite a população acessar gratuitamente 86 medicamentos transformados em xaropes

Ian Ferraz, da Agência Brasília

O amor pelo trabalho e pela vida ganha destaque com iniciativas como a da farmacêutica Eva Ferraz Fontes, servidora da Secretaria de Saúde. Ela é a idealizadora do projeto que transforma medicamentos em comprimidos em soluções e xaropes para os usuários da rede pública. Ideia simples que figura como peça-chave no tratamento de pacientes.

Eva e a equipe de farmacêuticos do HRT alteram os princípios ativos de 86 medicamentos em soluções orais e xaropes. Eles são distribuídos gratuitamente, somente no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), a partir da receita levada pelos pacientes. O principal benefício dessa medida ela explica:

“É a segurança dos pacientes, pois eles têm a garantia de que o medicamento vai ser ministrado na concentração e na quantidade certa”, afirma. Ação que também evita o desperdício e a dosagem errada do medicamento. “Com esse trabalho a gente chega a economizar de 60 a 80% dos comprimidos que usávamos antigamente”, acrescenta.

O projeto, que nasceu no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) – onde Eva Ferraz está lotada –, espalhou no boca a boca por outras unidades como uma corrente do bem. De paciente para médico, de médico para outra unidade até alcançar vários hospitais do DF.

Atualmente, o Hospital Regional de Santa Maria, o Hospital Regional de Sobradinho e o Hospital Materno Infantil de Brasília são abastecidos em dias fixos pela produção de manipulados do HRT. O Hospital de Base, o Hospital Regional da Asa Norte e o Hospital Regional de Ceilândia também demandam o serviço com frequência.

Os números traduzem como a iniciativa da servidora se tornou uma boa solução para a rede de saúde. Ao final de 2014, quando os xaropes começaram a ser feitos, a produção foi de 440 ml. No ano seguinte, de 161,7 litros. Quantia que saltou para 406,6 litros em 2016, chegou a 676,8 litros em 2017, atingiu 917 litros em 2018 e, no ano passado, bateu 1.062,2 litros. Em 2020, mais de 92 litros de xarope foram produzidos e entregue aos usuários.

Como acessar

O serviço é gratuito e rápido. Para sair do HRT com o medicamento manipulado leva-se em torno de uma hora. Para ter acesso é necessário levar uma receita com até 30 dias de sua prescrição. Muitas vezes, em farmácias pagas, os pacientes precisam esperar até dois dias.

Uma das principais receitas buscadas pelos usuários é para o tratamento de toxoplasmose congênita, doença infecciosa transmitida de mãe para filho no caso da ingestão de cistos contidos em alimentos contaminados ou com a água contaminada pelas fezes de gato.

É o caso da dona de casa Shirley Barbosa Saraiva, que aguardava o medicamento para tratar o filho Bernardo Mesaque, de sete meses.

“Tomei o medicamento na gravidez e continuo agora. Foi um médico do Hospital Universitário de Brasília que me avisou da farmácia de manipulação daqui. Moro longe, venho de São Sebastião, mas venho feliz. Se precisasse comprar o medicamento não poderia. Gratuito só existe aqui. É muito bom, sim, ver esse tipo de iniciativa na rede pública”, afirma Shirley.

O começo

Em 2014, Eva Ferraz trabalhava com soluções para prevenção e diagnóstico de câncer de colo de útero. Um dia, ao ver uma colega técnica de enfermagem do berçário fazer um pedido de grande quantia de medicamentos, ela questionou: “para quê tanto medicamento? É para alguém?”.

A colega respondeu que levaria para bebês da UTI Neonatal, indicando que colocava os medicamentos diluídos dentro de uma seringa. Eva perguntou para a técnica de enfermagem se poderia ser útil misturá-los com xarope. A partir da afirmativa da colega, nasceu a ideia.

No início, o projeto era destinado a recém-nascidos da UTI Neonatal do Hospital de Taguatinga. O público-alvo foi notado a partir da dificuldade que os profissionais levavam para medicar os recém-nascidos. Com o passar do tempo e o crescimento do projeto ele começou a atender crianças, pacientes de UTI adulto, pacientes de cuidados paliativos e geriatria. Tudo sob demanda. Hoje, todo esse público-alvo está apto a ser atendido pelas receitas.

“A grande satisfação é ver que, a dificuldade que passei com minha filha prematura de 27 semanas, outras mães não precisam passar. Esse trabalho serve para ajudar as mães e que os filhos dela tenham oportunidade de sobreviver e vencer uma fase complicada”, explica Eva.

Hoje, o trabalho que começou com pedidos pelo WhatsApp, está mais organizado. As solicitações que chegam de outras unidades são recebidos por e-mail. As receitas são impressas e até indicadas por cores para pacientes com dificuldade de leitura. Tudo para o enfermo não tomar a dosagem errada e atrapalhar o tratamento.

Vale lembrar que a farmácia do HRT é a única da rede pública a realizar esse tipo de trabalho. O processo de manipulação é feito por profissionais capacitados da farmácia do hospital, munida de infraestrutura e equipamentos adequados.

Horário de funcionamento:

segunda a quinta-feira, das 7 às 19h.

Sexta-feira, das 7h às 12h

Telefone 20171700 ramal 3467

Para ser atendido basta ter uma receita médica carimbada e assinada emitida nós últimos 30 dias

Fonte: Agência Brasília 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...