Farmácia Central e Parque de Apoio, da Secretaria de Saúde, também estão com telefones cortados

Em apuração anterior Secretaria deixou a entender que somente administração Central estava com problemas, mas ao que parece…

Por Kleber Karpov

Em 1º de junho, após receber denúncia, apurar e confirmar o corte das linhas telefônicas da Adminstração Central (ADMC) da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), servidores apontam cortes também em outras unidades. Uma delas a Farmácia Central da SES-DF, que prejudica a distribuição de medicamentos em hospitais, Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), Centros de Saúde e Saúde da Família.

Um dos servidores, que pede para não ser identificado explicou que na Farmácia Central, responsável por manter o estoque de medicamentos para distribuição em toda a rede da SES-DF, há mais de duas semanas estão sem telefone.

“A farmácia  central dispensa de medicamentos  e insumos pros hospitais está sem telefone  há duas semanas, não  liga e nem recebe.”, e foi além: “Todo Parque de Apoio,  os mais graves são  a rede de frios, (onde ficam as vacinas)  e Farmácia  Central. (SIC)”.

Ao Política Distrital o denunciante explicou que, sem telefone, as unidades de saúde podem ter comprometimento na reposição de medicamentos.

“Isso  implica na solicitação dos pedidos  das regionais quando  falta determinados  tipos de vacinas que precisam ter reposta nos hospitais, Centro e postos de Saúde, Upas e Saúde da família.”

O que diz a Secretaria

Política Distrital voltou a questionar à SES-DF (4/Jul) sobre o corte da telefonia na Farmácia Central , além de  perguntar quais as unidades estavam com os telefones bloqueados. Por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), a Secretaria de Saúde se limitou a repetir a resposta de 1º de Julho.

Omissão ou…?

A revelação do problema na unidade, chama atenção pois quando houve a denúncia do corte das linhas telefônicas na ADMC, Política Distrital ao apurar o problema junto à SES-DF, questionou se outras unidades também estavam com as linhas bloqueadas.

Na ocasião, a Secretaria foi categórica ao informar, que outras unidades de Saúde não foram afetadas. Será que a SES-DF se esqueceu de um dos setores essenciais para se conseguir atender às demandas dos usuários da Saúde Pública do DF? Ou está tentando evitar mascarar a incapacidade de o GDF arcar com as despesas básicas para garantir a gestão da Secretaria?

Parecer da SES -DF em 1º de Junho

5dias

Parecer da SES -DF em 4 de Junho

2-dias

Câncer de colo de útero: DF é um dos pioneiros na realização de exame inovador

Por Kleber Karpov O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF)...

Quase mil médicos foram vítimas de agressão no trabalho no RJ desde 2018

Por Kleber Karpov Um levantamento registrou 987 casos de agressão...

Hantavírus: OMS suspeita de rara transmissão entre humanos em navio

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou...

Educação lança curso sobre uso pedagógico de games e e-sports na capacitação de professores do DF

Por Kleber Karpov A Escola de Formação Continuada dos Profissionais...

Estudantes, pais, professores e servidores iniciam avaliação do ensino na rede pública do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

DF amplia programa de preparo do solo para atender até 800 famílias

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

Câncer de colo de útero: DF é um dos pioneiros na realização de exame inovador

Por Kleber Karpov O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF)...

Semana da Enfermagem reafirma protagonismo da maior força de trabalho da saúde brasileira

Por Kleber Karpov Profissionais de Enfermagem de todo o Brasil...

Quase mil médicos foram vítimas de agressão no trabalho no RJ desde 2018

Por Kleber Karpov Um levantamento registrou 987 casos de agressão...

Hantavírus: OMS suspeita de rara transmissão entre humanos em navio

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou...

Fepecs é qualificada como instituição científica, tecnológica e de inovação

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...