25.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:46

FAPDF impulsiona parcerias entre universidades e fintechs para inovação no setor financeiro

Iniciativas como o Lift Learning, o Cria e o Criptolab aproximam estudantes, pesquisadores, reguladores e profissionais da segurança pública na criação de soluções com impacto direto na sociedade

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) tem apoiado projetos que conectam universidades, o setor financeiro e o mercado para o desenvolvimento de soluções aplicadas com impacto social e regulatório. Um dos exemplos é o Lift Learning, programa que aproxima estudantes universitários das fintechs (empresas que utilizam tecnologia para oferecer serviços financeiros de forma inovadora e acessível) para o desenvolvimento de soluções tecnológicas com foco em finanças e direito.

A iniciativa é conduzida pelo professor Ricardo Fernandes Paixão, servidor da Câmara dos Deputados e docente do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em parceria com o Banco Central do Brasil. Entre os cases de maior destaque do programa está a Enter, startup criada por Mateus Costa-Ribeiro, então bolsista do Lift Learning. A empresa aplica inteligência artificial para ajudar grandes companhias em defesas jurídicas, especialmente em ações trabalhistas e de consumidores.

Ricardo Fernandes Paixão desenvolveu projeto para “aproximar o regulador e o mercado das universidades, colocando os alunos em contato direto com os desafios da inovação financeira” | Foto: Divulgação/FAPDF

O projeto teve início no ambiente acadêmico, com apoio da FAPDF, e ganhou força durante o MBA de Mateus em Stanford, nos Estados Unidos. A qualidade da solução chamou a atenção da Sequoia Capital, uma das maiores firmas de venture capital do mundo — investidora de empresas como Google e Apple. A Enter recebeu um aporte de US$ 5 milhões, consolidando-se como um exemplo internacional de inovação nascida em parceria com o setor público.

O Lift Learning nasceu como uma vertente acadêmica do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift), iniciativa do Banco Central para estimular a aproximação com empresas de menor porte e com o ecossistema de inovação. A versão universitária do laboratório foi criada por Ricardo Paixão e Aristides Cavalcante Neto, servidor do Banco Central, com o objetivo de parear estudantes de engenharia de software e direito com desafios reais apresentados por fintechs. A maioria dos projetos foi desenvolvida por alunos da Universidade de Brasília (UnB) e de outras instituições do país. O programa foi executado com apoio da fundação por meio do edital FAPDF Learning (2022).

“Esse movimento surgiu de uma demanda real: aproximar o regulador e o mercado das universidades, colocando os alunos em contato direto com os desafios da inovação financeira”, explica Paixão. “A ideia sempre foi construir um espaço onde o aprendizado acontecesse na prática, com impacto concreto.”

A atuação de Ricardo também se estende à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com a criação do Cria – Centro de Regulação e Inovação Aplicada, projeto que espelha o modelo do Lift Learning, mas com foco mais acentuado em aspectos regulatórios. A nova frente trabalha, por exemplo, com tecnologias voltadas ao mercado de capitais e soluções como o uso de CPRs (cédulas de produto rural) para facilitar o acesso de pequenos agricultores ao crédito. “O Cria representa um passo à frente: além da inovação tecnológica, temos um olhar regulatório mais profundo, construindo soluções com potencial de transformar o mercado de capitais brasileiro”, afirma.

Outro braço do programa é o Criptolab, iniciativa voltada à realização de treinamentos para forças de segurança pública sobre o uso de criptoativos e os riscos associados à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. “A gente viu como isso está sendo utilizado e como é necessário. Recebemos feedbacks de todo o país, inclusive de policiais do Amazonas, de Santa Catarina e do Paraná. Agora, vamos levar os treinamentos para São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões com maior concentração de crimes financeiros”, explicou Vitor Fernandes Gadelha, membro da equipe e palestrante do projeto.

Além dos treinamentos, o programa também desenvolve soluções tecnológicas para o mercado de capitais, como um consolidador de CPRs entre entidades registradoras autorizadas pelo Banco Central e pela CVM, pensado para facilitar o acesso de pequenos produtores ao crédito. A proposta busca reduzir a burocracia e os custos de entrada nesse mercado.

Com base nesses três eixos — Cria, Criptolab e desenvolvimento de software — o programa apoiado pela FAPDF amplia o alcance e consolida uma agenda de inovação regulatória com impactos diretos na economia, na justiça e na segurança pública.

As parcerias desenvolvidas com apoio da FAPDF foram fundamentais para o recrutamento de bolsistas e o desenvolvimento de soluções que têm conquistado visibilidade internacional. “Esses projetos permitem que os estudantes se dediquem integralmente às pesquisas, com tranquilidade financeira e inserção prática em desafios reais do setor público e do mercado”, concluiu o professor Ricardo Paixão.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...