18.5 C
Brasília
05 dez 2025 04:41

Ex-secretário da Saúde expõe dificuldades e fala sobre motivo de pedido de exoneração

Durante oitiva Gondim afirmou ter pedido ao governador, Rodrigo Rollemberg, por mais de uma vez, exoneração do ex-SUAG , Marcelo Nóbrega e do ex-diretor-executivo do Fundo de Saúde, Ricardo Pereira do Fundo de Saúde

Por Kleber Karpov

Gestor Público, o ex-secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Fábio Gondim, durante a oitiva na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde na Câmara Legislativa do DF (CLDF)(8/Ago), falou sobre dificuldades enfrentadas na gestão da Pasta. Gondim foi convocado à CPI após vazamento de áudio (16/Jul) em que aparece em conversa com o ex-subsecretário de Logística (SULIS) da SES-DF, Marcos Júnior e a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do DF (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues.

Ao contrário do antecessor, João Batista de Sousa e do sucessor e atual SES-DF, Humberto Fonseca, ambos médicos, Gondim tem vasta experiência em gestão pública, tanto no Senado Federal quanto nas secretarias estaduais de Planejamento,  Fazenda, Administração e Casa Civil do Estado de Maranhão.

Gestão

Dentre as várias exposições dadas por Gondim à CPI da Saúde, chamou atenção, o ex-gestor da SES-DF, mencionar que um dos problemas da SES-DF, não estava na falta de servidores, mas na distribuição dos mesmos nas unidades de Saúde. O gestor também levanta outras afirmações a exemplo de “a estrutura era feita para não funcionar” e que “O caos interessa a muitos; gestão e informação gerencial inibem a corrupção”.

Nesse contexto, vale observar que Gondim chegou a fazer dois estudos por intermédio da ex-subsecretária de Gestão de Pessoas (SUGEP), Flávia Gondim. Um, que resultou em nota técnica em que a SES-DF, chega a conclusão que com a redução do banco de 40 mil horas extras, seria possível contratar 2 mil novos servidores, sem aumentar custos. O outro, o redimensionamento e realocação de pessoal que permitira dar condições mínimas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) às seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com a realocação de cerca de 300 servidores.

Resistências

Em um dos questionamentos, Wasny questionou se Gondim ratificou os pagamentos efetuados pelo gestor do Fundo de Saúde do DF (FSDF) da SES-DF, Ricardo Pereira.

“Sim, todas as despesas passam pelo secretário, mas aí vale a pena dizer dois problemas que eu enfrentei na Secretaria [de Saúde]. Havia uma resistência para que os processos passassem pela área jurídica. Diversas vezes eu tive que ter uma queda de braço, e isso é público, isso é conhecido, é discutido, mais uma vez estou aqui citando a Roberta como testemunha: Desculpa Roberta, mas a Roberta estava do meu lado o tempo inteiro. Então ela via tudo acontecer ali a um palmo de distância então juntava as informações todas. Então, muitas vezes, as vezes elas não queriam passar pela área jurídica e era uma queda de braço […]”

Gondim observou ainda que sofreu muita resistência, por parte da subsecretário de Administração Geral (SUAG), de informações gerenciais e orçamentárias.

Ordenação de Despesas da UTI

Ao ser questionado pelo deputado distrital, Wasny Nackle de Roure (PT), sobre o empoderamento no ordenamento de despesas ao então diretor-executivo do Fundo de Saúde (FS) da SES-DF, Ricardo Pereira.  O ex-secretário observou que praticava “atos de gestão” e nesse contexto não se apegava a nome de pessoas, pois delegava atividades, aos subordinados, com foco nas funções e atribuições a serem desempenhadas, não em pessoas. Porém, ao ser novamente questionado por Roure por ter imponderado Pereira, Gondim lembrou o que chamou de “um ato curioso”, relativo a um questionamento do ex-subsecretário de Administração Geral (SUAG), Marcelo Nóbrega.

“O subsecretário de Administração Geral questionou veementemente a minha competência para delegar função e tirar a ordenação de despesa da subsecretaria de administração geral, a ponto de me constranger e forçar a fazer um questionamento formal à Procuradoria do Distrito Federal para saber se eu podia fazer essa delegação.”

Esquema de UTI X motivo de saída da SES

Outro questionamento ao ex-secretário, por Wasny, aconteceu em relação a Gondim ter conhecimento de denúncia proveniente de uma reunião entre Marli, Marcos Júnior e o jornalista Caio Barbieri em que Júnior, gestor de plena confiança e trazido de Maranhão (MA) para o DF, por Gondim,  para assumir uma subsecretaria da SES-DF. O distrital observou que os deputados distritais, Robério Negreiros (PSDB) e Cristiano Araújo (PSD), estavam comemorando por ‘comandarem’ a Secretaria.

Wasny questionou se Gondim conhecia algo, pela proximidade com Marcos Júnior, de uma operação, no valor de R$ 30 milhões, na SES-DF, em referência ao esquema de pagamento à empresa de UTI.

Gondim observou que recebeu informação de suposto esquema de pagamento de R$ 30 milhões, em fevereiro, que supostamente beneficiou “algumas pessoas”, o que, segundo o ex-gestor da SES-DF, a informação recebida, foi motivo de preocupação e de pedido de exoneração do cargo.

Propina na UTI

Wasny também perguntou mais especificamente sobre o recente escândalo denunciado pela ex-vice-presidente da CLDF, Liliane Roriz (PTB) que, supostamente, envolve membros da Mesa Diretora da Casa além de ex-servidor comissionado, embora não tenha feito referência direta ou mencionado nomes no questionamento realizado ao ex-secretário de Saúde.

Gondim por sal vez referenciou a pergunta ao escândalo recém divulgado pela mídia e explicou que embora fosse comum, na condição de secretário de Saúde, receber e interagir com diversos entes políticos, que em nenhuma ocasião, recebeu propostas, por parte dos parlamentares.

“Nunca recebi nenhuma proposta. Nunca me foi pedido nada, nem pela presidente [Celina Leão], vamos falar logo porque que está querendo, onde se quer chegar, nem o bispo Renato [Andrade (PR)], nem por Júlio Cesar [()]

Pedidos de exonerações, não atendidos por Rollemberg

Wasny também questionou o motivo de Gondim fazer pedido de exonerações de Marcelo Nóbrega e ainda de Ricardo Pereira, administradores da UAG e do Fundo de Saúde do DF. O ex-secretário, afirmou que ambos os pedidos foram realizados por motivos diferentes, a de Nóbrega ao que considerou que “ele não tinha comando, não tinha liderança, estava destruindo a equipe pela maneira, embora ele no trato pessoal mais individual ele seja um doce, na hora que ele entra na instituição ele fica muito nervoso, sobrecarregado e eu achei que seria melhor substituir a equipe […]”.

Em relação ao Pereira, Gondim afirmou ter perdido a confiança em relação às informações gerenciais. “Não seria mais a pessoa com quem eu pudesse contar para me dar informações e dizer exatamente o que estava acontecendo na Secretaria.”.

Gondim explicou que Rollemberg não se negou ao pedido de exoneração, mas pediu que o assunto fosse retomado em outra ocasião. O que de acordo com o então SES, tal conversa voltou a acontecer em outras ocasiões.

“Nós retomamos algumas vezes, eu reiterei a minha necessidade e o meu entendimento que seria melhor para a secretaria que nós fizéssemos essa substituição o mais rápido possível. E disse a ele o motivo de ser o mais rápido possível. Eu disse a ele [Rollemberg] que a Secretaria estava começando a implodir.”

Atualização: 21/8/16 às 20h47

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...