18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:50

Evento discute planejamento de vida e aposentadoria no Teatro da Caixa

Público poderá acompanhar palestras sobre planejamento de carreira e assistir espetáculo que traz reflexões sobre a vida no trabalho desde a entrada na empresa até o encerramento da trajetória

Por Luzinete Alves

No ano de 2022, a expectativa de vida do brasileiro avançou para 75 anos e cinco meses. Assim como em boa parte do resto do mundo, no Brasil, as pessoas estão vivendo mais e melhor. Com isso, cresce a necessidade de se planejar para o futuro, seja mirando na aposentadoria ou na continuidade da atividade vida no trabalho mesmo na terceira idade. Pensando nisso, a Associação dos Empregados Aposentados da Caixa no Distrito Federal (AEA-DF) vai realizar um seminário no dia 27 deste mês, na Caixa Cultural Brasília, sobre o assunto.

O evento vai contar com palestrantes, música e uma apresentação teatral que vai levar aos presentes reflexões sobre o presente e o futuro. As discussões giram em torno do planejamento de vida, pois muitas vezes as pessoas só começam a se preocupar com o futuro quando próximo do período da aposentadoria, quando na verdade esse pensamento deveria perdurar por toda a vida, para garantir um descanso tranquilo, confortável ou ainda projetos e inovações que mantém a vida em atividade.

No evento do dia 27, o público poderá acompanhar palestras com Leopoldina, presidente da AEA-DF, com o tema “planejamento para aposentadoria”, Evaldo Bazeggio, especialista em adequação de carreira, possui larga experiência como executivo e professor, desenvolvendo pessoas para serem líderes de suas carreiras e executivos de excelência e outros convidados. O ponto alto do evento é a apresentação do espetáculo “O Presente”, que tem autoria de Cleuza Brandão e traz reflexões sobre as diferentes fases da vida, objetivos de carreira, convivência e despedidas de uma vida de trabalho.

Evaldo convida pessoas de todas as idades para acompanhar o evento e destaca que a idade que antes era vista como período de aposentadoria, atualmente pode significar um recomeço. “Hoje em dia as pessoas vivem mais, então é possível que se tenha mais de uma carreira, mas de uma profissão. O tempo, de acordo com a expectativa de vida, permite com que as pessoas façam jornadas mais longas na vida profissional. Pensando nisso, é possível planejar não só a aposentadoria, mas também uma segunda profissão, mesmo após o período de aposentadoria da primeira atividade que foi escolhida”, explica.

Levantamento

Pesquisa de 2018 da SPC Brasil apontou que 8 em cada 10 pessoas admitem que não estão se preparando para a aposentadoria. A presidente da AEA-DF, Leopoldina Colares, destaca que não é preciso apenas chegar na terceira idade com uma vida financeira sólida, mas também com a mente tranquila e novos objetivos. “O evento é voltado para a preparação para a aposentadoria. Ele tem grande relevância, principalmente agora que vai acontecer um programa de demissão voluntária da Caixa. O planejamento para a aposentadoria é uma programação para iniciar um novo ciclo de vida, com inúmeras atividades que podem ser realizadas”, diz.

Cleuza Brandão, dramaturga, roteirista e produtora cultural, conta que o espetáculo que será apresentado instiga o público a refletir sobre sua vida profissional desde a entrada na empresa. “Quem é jovem, geralmente não pensa na aposentadoria. Mas é importante pensar nisso em todos os momentos da vida. Já tem 13 anos que me aposentei. “O Presente” traz uma reflexão sobre toda a sua vida. Desde que você entra na empresa, até a aposentadoria e o pós-aposentadoria. Apresentei o espetáculo na época, e agora estou realizando novamente para este evento”, conta.

Ela ressalta que muitas vezes a sociedade tem o pensamento de que o planejamento da aposentadoria não é assunto para quem está na juventude e quando a época de se despedir da vida na empresa chega, pode representar um choque. “Às vezes entramos numa trajetória profissional e vivemos muito o hoje. Quando se é muito jovem, por exemplo, se forma, se casa, pensa na casa, no carro, no estudo dos filhos. Porém, muitas vezes deixamos de lado o pensamento no futuro, o planejamento. Às vezes chegamos no final do ciclo profissional, vem a aposentadoria e muitas vezes se torna um choque para a pessoa. Pois ela tem que romper um ciclo de 20, 30 anos. De repente, você se vê só você, com sua família, amigos e é necessário se preparar. Muitas vezes os filhos não estão lá, pois já cresceram. Pois se não, muitas vezes a pessoa sente um vazio, depressão”, completa ela.

Eloísa Cunha, diretora de “O Presente”, afirma que a peça revela diferentes visões e perspectivas sobre o momento da aposentadoria. “O espetáculo vai tratar sobre as questões de aposentadoria. Sobre esta ideia que estamos trabalhando, pensando no momento de se aposentar. Quando este momento chega, o que isso significa para cada um dos personagens. São três personagens em cena, e um quarto meio metafórico, que traz a metáfora da vida… De uma maneira geral, esperamos que o público saia com essa reflexão. Aposentar pode ter diversos significados. A partir de agora vou poder viver o que eu não vivi, ou perdi o sentido da vida”, afirma.

Serviço

Data: 27 de março de 2024

Horário: Das 14 às 18 horas

Local: Caixa Cultural Brasília (antigo Teatro da Caixa), Lotes 3/4, SBS Q. 4 – Asa Sul, Brasília – DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...