Estudantes do ensino fundamental simulam sessão de julgamento no Plenário do Tribunal de Contas do DF

Nesta terça-feira, 3 de dezembro, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) recebeu a visita de alunos do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Mão Amiga João Paulo II, instituição filantrópica do DF, para debater a importância do controle social. A visita faz parte do projeto “TCendo o Futuro”, idealizado e realizado pela Escola de Contas do TCDF (Escon), com o objetivo de despertar a consciência cidadã em crianças e jovens em idade escolar.

Os estudantes visitaram as dependências do Tribunal, como o Plenário, o Memorial e a biblioteca Cyro dos Anjos, além do gabinete do regente da Escon, Conselheiro Renato Rainha. As crianças puderam simular, como auditores de controle externo, fiscalizações sobre serviços públicos. Em outro momento, os alunos vestiram togas numa simulação como conselheiros de uma sessão plenária do TCDF.

Projeto “TCendo o Futuro” – Foto: Carolina Bruzzone / TCDF

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Márcio Michel enalteceu o papel das educadoras que acompanhavam os alunos “Professoras, muito obrigado, vocês fazem a diferença. Sou apaixonado pela educação e acredito que somente por meio dela podemos alcançar algo significativo. Vocês são protagonistas dessa missão de ensinar e mostrar o caminho certo.”, elogiou.

Já o conselheiro substituto do TCDF Vinícius Fragoso destacou a relevância do Tribunal. “Espero que vocês saiam daqui entendendo a importância do Tribunal de Contas para o futuro. Antes de se tornarem conselheiros, advogados, engenheiros ou profissionais de outras áreas, vocês já podem contribuir para o trabalho do Tribunal, trazendo informações, denúncias e dados importantes. Isso é o que chamamos de controle social”, explicou.

Durante a visita ao gabinete do regente da Escon, os alunos puderam aprender sobre as atribuições dos servidores, colaboradores e conselheiros. “É uma alegria muito grande receber vocês aqui no gabinete, na minha sala e onde trabalham os auditores, analistas e técnicos. A função do nosso trabalho é fiscalizar. Uma parte do salário do pai e da mãe de vocês vai para o governo construir escola, construir hospital, construir pista, então tudo que está lá fora, tudo que vocês estão vendo que é público, foi construído com o dinheiro dos pais de vocês, do meu dinheiro, o dinheiro de todo mundo que trabalha.”, explicou Renato Rainha.

Os estudantes ainda participaram de apresentações e dinâmicas interativas e lúdicas sobre atividades de controle externo e controle social.
Para o próximo ano, o Tribunal está firmando um Termo de Cooperação com a Secretaria de Educação para receber alunos da rede pública do Distrito Federal. O projeto ainda deve incluir os filhos de colaboradores e servidores do TCDF.

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...