19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:00

Enfermeira é agredida em UBS de Samambaia

Paciente foi detida e conduzida à delegacia da Polícia Civil do DF para encaminhamento de providências. Secretaria de Saúde por sua vez promete tratar casos de agressões com máximo rigor

Por Kleber Karpov

Uma enfermeira foi agredida, na quarta-feira (9/Jul), com socos por uma paciente na Unidade Básica de Saúde (UBS) 11 da Região Administrativa (RA) Samambaia. Outros servidores também foram ameaçados, caso que resultou na suspensão dos atendimentos e fechamento da unidade. O caso foi denunciado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) que cobrou providências.

“É com profunda indignação que denunciamos mais um grave episódio de violência contra uma enfermeira e demais servidores da saúde.”, publicou o SindEnfermeiro-DF, por meio das redes sociais.

Ainda de acordo com o SindEnfermeiro-DF, as agressão a enfermeira não se trata de caso isolado. “Este não é um caso isolado. Na semana passada, duas enfermeiras do acolhimento da mesma unidade também foram ameaçadas. A UBS 11 — assim como diversas unidades da rede pública de saúde — sofre com um déficit crônico de profissionais, incluindo enfermeiros e técnicos de enfermagem. A escassez de pessoal, somada à sobrecarga de trabalho, à falta de segurança e às condições precárias, tem exposto trabalhadores(as) da saúde a situações inaceitáveis de violência e adoecimento.”

Inaceitável

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou matéria em que reiterou o repúdio às agressões aos servidores da rede pública de saúde. Além de ponderar para o enfraquecimento da assistência à Saúde. A pasta anunciou ainda que deve tratar a questão “com o máximo rigor”.

Confira a posição da SES-DF, na íntegra:

GDF repudia ato de agressão contra profissionais da rede pública de saúde

Qualquer forma de violência contra servidores públicos é inaceitável e será tratada com o máximo rigor

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) repudia veementemente qualquer ato de agressão contra os profissionais que atuam nas unidades da rede pública de saúde. Nossos servidores dedicam-se diariamente ao atendimento da população com responsabilidade, comprometimento e empatia, mesmo diante de desafios estruturais e da alta demanda por serviços.

No episódio mais recente, além da agressão a uma servidora, houve depredação do patrimônio público, comprometendo o funcionamento do consultório e impactando diretamente o atendimento à comunidade. 

A violência contra esses trabalhadores não apenas atinge sua integridade física e emocional, como também compromete o funcionamento dos serviços de saúde. Agressões físicas ou verbais resultam em afastamentos, desestruturam equipes e prejudicam milhares de usuários que dependem do atendimento público.

Ressaltamos que essa não foi uma ocorrência isolada. Nos últimos dias, outras ameaças e episódios de hostilidade foram registrados na mesma unidade, a UBS 11 de Samambaia, afetando diretamente a segurança dos profissionais.

A Secretaria reforça que qualquer forma de agressão contra servidores públicos é inaceitável e será tratada com o máximo rigor. Esse tipo de violência enfraquece o ambiente de cuidado, afasta profissionais e compromete o serviço prestado à população.

Reforma e segurança

Nesta quinta-feira (10/Jul), a SES-DF manteve a unidade fechada para fazer melhorias na estrutura física e ampliação do serviço de vigilância. Intervenções essas, segundo a Pasta, devem ser concluídas até sábado (13/Jun), com previsão de reabertura da UBS para atendimento à população na segunda-feira, dia 14 de julho.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...