19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:07

Em meio à prestação de contas, IGESDF aceita receber enfermeiros que ameaçam greve

A presidente da Comissão de Saúde da CLDF, Dayse Amarilio, cobrou isonomia da categoria com os técnicos em enfermagem

Marco Túlio Alencar

Na segunda parte da audiência pública para a apresentação à Comissão de Saúde (CSA) da Câmara Legislativa do Relatório de Atividades do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), relativas ao último quadrimestre de 2024, os temas foram recursos humanos e as unidades geridas pela instituição. Durante o debate, a deputada Dayse Amarilio (PSB), presidente do colegiado, apresentou reivindicação dos enfermeiros que atuam no Iges-DF, que ameaçam entrar em greve.

A parlamentar cobrou isonomia da categoria com os técnicos em enfermagem. Estes últimos teriam recebido do instituto reajuste maior que os primeiros. “Os enfermeiros estão tratando de uma possibilidade real de paralisação”, avisou a distrital. Segundo os dirigentes do Iges-DF presentes à discussão, os técnicos estão recebendo uma correção salarial porque não haviam sido beneficiados com outras majorações estendidas aos demais empregados.

Cleber Monteiro Fernandes, presidente do Iges-DF, ao garantir “portas abertas aos sindicatos”, marcou uma reunião para a próxima segunda-feira, às 14h30. Por sua vez, Dayse Amarilio disse esperar “um diálogo de verdade”, já que identifica no Iges-DF “uma precarização da mão de obra, principalmente na área de enfermagem”.

O gestor acrescentou que está em contratação uma empresa que ajudará a elaborar um plano de cargos e salários, ouvindo todos os envolvidos, incluindo as representações sindicais, o qual considera “mais importante que o aumento nominal”. A intenção é que o PCS entre em vigor no ano que vem. Também informou que a ideia é implantar um plano de saúde, um plano de remoção – deslocamento de uma unidade para outra –, além de um banco de talentos, que pode auxiliar na ocupação de cargos de chefia.

Atendimentos

Cleber Monteiro Fernandes, presidente do Iges-DF – Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF

Sobre os contratados pelo instituto foram colocadas diversas questões. Cleber Fernandes citou, por exemplo, o custo com pessoal, especialmente os cedidos pela Secretaria de Saúde, num momento em que o Tribunal de Contas do Distrito Federal exigiu que o Iges cubra todos os gastos com essa rubrica. “Um técnico de enfermagem da secretaria custa o dobro de um profissional contratado diretamente pelo instituto”, exemplificou.

Essa decisão do TCDF, de acordo com Fernandes, vai exigir devoluções de servidores. “Não tem como equilibrar essa conta”, observou. Contudo, argumentou que o retorno dos cedidos à Secretaria de Saúde “precisa ser programada, para não haver desassistência”. No final do ano passado, havia 932 servidores cedidos.

Outro ponto da apresentação do relatório, na parte da tarde, foi centrado nas unidades de saúde geridas pelo Iges-DF. Entre setembro e dezembro de 2024, o Hospital Cidade do Sol prestou 3,3 mil atendimentos; o Hospital de Santa Maria fez mais de 97 mil; no Hospital de Base foram computados acima de 199 mil; enquanto nas UPAS – unidades de pronto atendimento – foram registrados mais de 298 mil atendimentos. Ao longo do ano passado, o total foi de 1,9 milhão de pacientes atendidos.

Os técnicos do Iges relataram ainda as áreas nas quais as metas foram alcançadas e outras não cumpridas. “As metas precisam ser repactuadas”, concluiu Dayse Amarilio, salientando que existem “mais de 34 mil pessoas esperando na fila de cirurgias eletivas”. Sobre a demora no atendimento, a deputada distrital comentou sobre os inúmeros pedidos da população “buscando vagas” nas unidades de saúde, lembrando que a Comissão de Saúde recebe denúncias e outras demandas pelo e-mail do colegiado: [email protected].

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...