19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:20

Do sonho ao pesadelo: Centro Médico da PMDF não comporta a demanda

Hoje estamos mudando a história da saúde PMDF. Com este Centro Médico, estamos materializando o sonho de cada policial militar e seus dependentes.”, disse o então comandante-geral da PMDF, coronel Anderson Moura na inauguração do CEMED junto com o então Chefe da Casa Militar Cel Rogério Leão

Por Poliglota

Porém, a realidade é absolutamente outra. Com apenas dois meses de inaugurado, o Centro Médico da PMDF que era um sonho antigo de policiais e dependentes acabou se transformando em pesadelo.

Projetado para oferecer um serviço alinhado com o que há de melhor nas boas práticas médicas, oferecendo o atendimento hospitalar que o policial militar e seus dependentes merecem, na prática o que vemos hoje está muito aquém da realidade. Com um quadro de apenas 59 médicos (segundo o almanaque de oficiais da corporação) para atendimento de mais de 180 mil prontuários (entre ativos, inativos, pensionistas e dependentes), a saúde da PMDF corre sério risco de entrar em colapso.

Denúncias encaminhadas ao blog citam as dificuldades que policiais e dependentes enfrentam para conseguirem marcar uma consulta através do serviço de marcação de consultas implantado pela direção do Centro Médico através do telefone 3190-6000 (DE 07:00 ÀS 19:00) que não está tendo a mínima condição de atender a demanda. Quando o paciente liga, ou não atende ou quando atende logo cai a ligação, para as mais de 17 especialidades médicas prometidas pela corporação (Dermatologia, clínica média, cardiologia, endocrinologia adulta e pediátrica, neurologia, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, urologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, proctologia, e cirurgia bucomaxilofacial, entre outras) e uma espera absurda para atendimento laboratorial, ao ponto de pacientes terem que dormir na fila para conseguirem o atendimento (foto).

Com um projeto ousado, a perspectiva era que o hospital tivesse capacidade de atender a 99.000 consultas de urgência, 83.800 consultas básicas e mais de 214.000 consultas especializadas.

Com a inauguração do Centro Médico e a publicação do Decreto Distrital de contenção de despesas pelo GDF, os convênios com hospitais e clínicas que antes atendiam os policiais e dependentes foram cancelados, permanecendo somente os casos de urgência e emergência. No entanto, segundo apurado pelo blog, denúncias dão conta de que alguns hospitais conveniados não estão atendendo nem esses casos, segundo eles, por falta de pagamentos desde outubro do ano passado.

O blog recebeu um documento interno emitido pela Supervisão do Hospital Santa Marta (abaixo), então um dos conveniados, com um texto bastante agressivo em relação à saúde dos policiais militares e dependentes, e pior, utilizando e transferindo a responsabilidade ao comando da corporação, que diz: “ Sob orientação do Comando Geral da PM, a partir de 08/02/2015, só podemos atender no Pronto Socorro do Santa Marta, pacientes com risco de morte”.

Santa MartaMais grave ainda está a complementação do texto que ao final diz: “Se houver agressão, nossa equipe de agentes estarão a postos e com reforço no PS e será acionado a Polícia Civil” (Grifo nosso).

O blog ouviu alguns policiais e dependentes sobre a questão da saúde interna e a maioria foi unânime em afirmar que o serviço não funciona. “Tem mais de 20 dias que estou tentando marcar uma consulta para minha esposa que têm câncer e não consigo”, disse um policial. “Tenho mais de 40 exames laboratoriais para realizar e aguardei mais de 4 horas para ser atendida, e mesmo assim alguns exames a PM não realiza e também não cobre fora, disse uma dependente de um policial.

É preciso que o comando da PM faça um levantamento urgente dos problemas que estão acontecendo e que se resolva imediatamente essa questão, afinal, cada policial tem descontado em seus vencimentos um percentual de Fundo de Saúde que pela lógica deveria cobrir todas as despesas com a saúde dos policiais e seus dependentes.

Como se não bastasse o desânimo e desmotivação porque passam os integrantes da corporação com a falta de valorização profissional e salarial, muitos policiais afirmaram que trabalhar deixando sua família desamparada e doente só reforça a tese de que é impossível render um bom serviço à sociedade, sendo que a polícia realmente não está sendo vista como deveria pelo governo e comando, o que influi diretamente na produção dos serviços à população.

Governador, Secretário de Segurança e Comando, vamos abrir os olhos!!!

Fonte: Blog do Tenente Poliglota

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...