18.5 C
Brasília
04 fev 2026 00:33

Distritais aprovam mais R$ 352,5 milhões para a saúde do DF

Recursos serão utilizados para garantir funcionamento dos hospitais de Base, da Criança, de Santa Maria e das 13 UPAs

A Câmara Legislativa do Distrito Federal autorizou, nesta quarta-feira (29), a destinação de mais R$ 352,5 milhões para compor o orçamento da Secretaria da Saúde. O recurso está destinado ao custeio da estrutura da pasta, sendo destinado para 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); e para os hospitais da Criança José de Alencar; de Base do Distrito Federal; e o regional de Santa Maria.

O Projeto de Lei nº 2.858, de 2022, já tinha sido aprovado em primeiro turno na sessão ordinária da terça-feira (28) pela maioria dos deputados presentes. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca que o recurso será fundamental para o funcionamento das unidades. “O valor estava previsto no orçamento e será destinado para pagamento de pessoal e compras de insumos”, explica.

Só nas UPAs e nos dois hospitais regionais, a média de atendimento diário é de 5,5 mil pacientes. A diretora-presidente do Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (Iges-DF), Mariela Souza – que acompanhou a votação do primeiro turno do projeto ao lado da secretária Lucilene no plenário da CLDF – os recursos serão essenciais para manutenção das atividades nas unidades. “São dois hospitais de grande porte e todas as UPAs do DF. O crédito aprovado hoje garante que a população possa continuar contando com esse atendimento”, afirma.

Na mesma linha, a superintendente-executiva do Hospital da Criança José de Alencar, Valdenize Tiziane, destaca que a unidade tem compromissos que demandam o valor do custeio e que seria inviável oferecer o atendimento sem o orçamento. “Sem esse repasse, nós só teríamos recurso até julho para honrar os nossos compromissos. Agora temos mais um fôlego”, comemora.

Agentes comunitários

Os deputados distritais também aprovaram em plenário o pagamento de gratificações a agentes comunitários. Com 19 parlamentares presentes e favoráveis, esses profissionais vão passar a receber as gratificações de incentivo às ações básicas de saúde e a de movimentos.

A medida alterou a Lei nº 6.1333, que garantia gratificação apenas aos agentes comunitários que atuavam na região administrativa em que residem. Com a alteração, todos os agentes passam a receber o benefício.

A Lei 6.1333 estabelece a Estratégia Saúde da Família como modelo da atenção primária do Distrito Federal e promove medidas para seu fortalecimento.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...