22.5 C
Brasília
12 mar 2026 17:20

DF terá Dia D de mobilização nacional contra a dengue no próximo sábado (14), em Ceilândia

Data foi anunciada pelo Ministério da Saúde e envolve todas as unidades da Federação no enfrentamento ao Aedes aegypti; trabalho de prevenção na capital resultou em queda de 81% nos casos da doença em comparação com o mesmo período de 2023

Por Ian Ferraz

O Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti será neste sábado (14). No Distrito Federal, a largada será em Ceilândia, juntamente com o Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde, nas proximidades da administração regional da cidade. O evento marca a força-tarefa encabeçada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias de Saúde dos governos estaduais e distrital.

A data foi acordada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, com os chefes do Executivo durante a última edição do Fórum Nacional de Governadores, em 28 de novembro, e confirmada nesta segunda-feira (9).

“No início do ano tivemos uma epidemia, e decidimos este ano antecipar os trabalhos de enfrentamento à doença. Em junho começamos com as ações, e agora elas serão intensificadas”

Governador
Ibaneis Rocha

“A dengue é um tema sensível para o Distrito Federal. No início do ano tivemos uma epidemia, e decidimos este ano antecipar os trabalhos de enfrentamento à doença. Em junho começamos com as ações, e agora elas serão intensificadas com o reforço do Ministério da Saúde. Seguiremos com a plena atenção a esse tema e pedimos que a população também colabore, vistoriando as casas e denunciando para o governo os focos de dengue que avistarem nas ruas”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

Resultados positivos

Equipes do GDF visitam 5 mil imóveis diariamente no combate à dengue | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

As ações do GDF e o engajamento da população para combater o Aedes aegypti têm apresentado resultados positivos. Comparado ao ano passado, quando foram registrados 1.354 novos casos em uma semana, este ano o número foi de 256, representando uma queda de 81%.

O boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Saúde (SES-DF) indica que, até o final da semana epidemiológica (SE) 48, o DF contabilizou 283.841 casos suspeitos de dengue em 2024, frente a 283.685 na SE 47, com um aumento de 256 casos. Em 2023, na mesma semana (SE 48), foram registrados 31.997 casos suspeitos, enquanto na SE 47 de 2023 o número era 30.643, resultando em um aumento de 1.345 casos em apenas uma semana.

Cerca de 5 mil imóveis são visitados diariamente no DF, e o Lago Norte é a região com maior concentração de focos. Para reforçar as ações de controle, o GDF tem adotado novas tecnologias, como as estações disseminadoras de larvicida (EDLs) e a borrifação residual intradomiciliar (inseticida), além do monitoramento de armadilhas ovitrampas, visitas domiciliares e orientações à população.

As administrações regionais e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também colaboram em ações de limpeza. A Secretaria de Educação (SEEDF), em parceria com a Saúde, colaborou com a conscientização da comunidade escolar ao longo do ano.

Zanin nega pedido para determinar criação da CPI do Banco Master

Por Kleber Karpov O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal...

PGR pede condenação de Ramagem por crimes do 8 de janeiro

Por Kleber Karpov A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao...

São Paulo registra primeiro caso de sarampo em 2026

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado da Saúde de...

Toffoli se declara suspeito e deixa julgamento de banqueiro e relatoria da CPI do Banco Master

Por Kleber Karpov O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal...

RenovaDF inicia processo de qualificação profissional para cerca de 15 mil alunos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou,...

Dia do Rim indica importância de exames de rotina no cuidado com a saúde

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Mundial do Rim,...

Palmas entra no circuito nacional do compliance com congresso sobre integridade e governança

Por Kleber Karpov A capital do Tocantins, Palmas, sediará em...

DER-DF convoca proprietários de veículos apreendidos para a retirada dos bens

Por Kleber Karpov O Departamento de Estradas de Rodagem do...

Destaques

Zanin nega pedido para determinar criação da CPI do Banco Master

Por Kleber Karpov O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal...

PGR pede condenação de Ramagem por crimes do 8 de janeiro

Por Kleber Karpov A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao...

São Paulo registra primeiro caso de sarampo em 2026

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado da Saúde de...

Toffoli se declara suspeito e deixa julgamento de banqueiro e relatoria da CPI do Banco Master

Por Kleber Karpov O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal...

RenovaDF inicia processo de qualificação profissional para cerca de 15 mil alunos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou,...