25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:51

DF registra 38 mortes por dengue e Ibaneis pede apoio da população

DF está sob decreto de situação de emergência, desde janeiro, condição que garante ao governador, possibilidade de realizar aquisições emergenciais de medicamentos e insumos

Por Kleber Karpov

Dados do boletim epidemiológico do Distrito Federal aponta que a capital do país registra um total de 38 óbitos por dengue, desde o início do ano até a data de atualização dos dados, publicados na segunda-feira (19/Fev). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), outras 78 mortes estão sob investigação, suspeitas de serem ocasionadas pela doença.

Com o número, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), voltou a observar que o governo está a atuar no combate a dengue, mas que é imprescindível a colaboração da população. “Temos feito nossa parte, com limpeza, atendimento nas tendas, nas UPAs e nas UBSs. Mas precisamos do apoio da população”, disse Ibaneis ao Metrópoles.

Ranking nacional

Desde o início do ano, no país, o Distrito Federal se mantém no ranking em relação ao número de casos de dengue. Dados desta terça-feira (20/Fev), do Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação (E-SUS Sinan), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, vinculada ao Ministério da Saúde (MS), aponta que o DF tem um Coeficiente de Incidência (CI) de 2.874,6 pessoas contaminadas pelo vírus para cada 100 habitantes. Numero esse 253,5% maior que Minas Gerais, na segunda colocação com CI de  1.132,9 casos, e 409% quando comparado ao Acre (701,4), ocupante da terceira posição.

Muito embora aos e considerar os casos prováveis, o DF assume a terceira posição com 80.979, atrás de Minas Gerais na primeira colocação com 232.683 e São Paulo com 117.571.

Emergência

O DF está sob decreto de situação de emergência, desde janeiro, o que garante ao governador, a possibilidade de realizar aquisições emergenciais a exemplo de insumos. Porém, antes mesmo de decretar estado de emergência, por parte de Rocha, a então governadora interina, Celina Leão (Progressista), na primeira semana de janeiro, após publiação do primeiro boletim epidemiológico do ano, deu início a força-tarefa conjunta entre diversos órgãos do governo para dar suporte as administrações regionais no atuação no combate aos focos do mosquito aedes aegypti. Além de promover o recolhimento de lixos e entulhos em áreas públicas e privadas.

Isso, porque na ocasião, dados da SES-DF apontavam que 94% dos focos de dengue estavam dentro das residências. Percentual esse, readequado aos levantamentos do MS, ao patamar de 75%. Dados esses que reforçam a importância da participação da população do DF no combate a epidemia de dengue o DF.

Assistência

O DF, acabou por reativar recursos utilizados durante a pandemia da Covid-19, a exemplo do Hospital de Campanha, instalado na Região Administrativa (RA) Ceilândia, por meio de colaboração entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Força Aérea, cedida pelo Governo Federal; da implantação de dezenas de tendas de acolhimento e hidratação, espalhadas nas RAs com alto índices de casos de dengue.

Rocha passou ainda, a gestão temporária, do Hospital Cidade do Sol (HSol), ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), esse por sua vez com a missão de ofertar leitos para assistência aos pacientes em condições mais graves.

A SES-DF por sua vez, também estendeu os horários de atendimentos de diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o turno noturno, em RAs com mais incidências de casos de dengue.

Vacinação

Considerada prioritária por parte do MS, o DF foi a primeira unidade da Federação a iniciar a vacinação contra a dengue. A imunização teve início em 9 de fevereiro, com abrangência de crianças de 10 e 11 anos. Imunização essa que ocorre em duas doses, com intervalo de três meses. Ao todo, 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com equipes para aplicação da vacina.

Para receber a dose, não é necessário agendamento – basta comparecer a um dos pontos que fazem a aplicação do imunizante acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação.

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...