26.5 C
Brasília
14 dez 2025 14:09

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com 73 votos

Demais integrantes da Mesa Diretora foram eleitos por aclamação

Por Priscilla Mazenotti

Foi quase uma unanimidade. 73 votos, e o ainda presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou o resultado:

“Senador astronauta Marcos Pontes. quatro votos. Senador Davi Alcolumbre, 73 votos. Senador Eduardo Girão, quatro votos. Nenhum voto em branco. Total 81 votos de senadores e senadoras. Tenho a honra de proclamar eleito presidente do Senado Federal, que exercerá o mandato no biênio 2025/2026, o senador Davi Alcolumbre.”

No primeiro discurso depois de empossado, Davi Alcolumbre falou em diálogo e em pacificação. E deixou bem claro: vai trabalhar a favor do governo, mas garantindo a independência dos senadores.

“A agenda que foi eleita na última eleição foi agenda apresentada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Nenhum senador e nenhuma senadora tem autoridade de atrapalhar a agenda do governo. O governo terá a sua agenda totalmente respeitada, aliás, nós vamos ajudar na agenda do governo no que couber ao Parlamento. Mas nós queremos o direito de dizer que nós concordamos com isso ou não concordamos com aquilo.”

Mais cedo, o ministro das Relações Institucionais já havia dito que o presidente deve se encontrar com os novos presidentes da Câmara e do Senado para tratar de projetos importantes para o governo nas duas casas.

Inclusive, logo após a eleição, Lula parabenizou o senador Alcolumbre. Também falou em harmonia entre as instituições e num caminhar juntos na defesa da democracia e de um país mais desenvolvido.

Depois do novo presidente da casa empossado, os senadores elegeram, por aclamação, os demais integrantes da Mesa Diretora. Para a primeira vice-presidência, Eduardo Gomes, do PL; para a segunda, Humberto Costa, do PT. A primeira, segunda, terceira e quarta secretarias couberam aos senadores Daniella Ribeiro, do PSD; Confúcio Moura, do MDB; Ana Paula Lobato, PDT; e Laércio Oliveira, do PP, respectivamente.

Na segunda-feira (3), início dos trabalhos legislativos. Sessão do Congresso Nacional já convocada para às 16 horas. Entre as primeiras missões dos parlamentares está a de definir presidentes e vices das comissões temáticas permanentes.

São Paulo confirma segundo caso de sarampo em paciente não vacinado

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Ataque a tiros deixa 12 mortos em festa judaica na praia Bondi em Austrália

Por Kleber Karpov Doze pessoas morreram e pelo menos 29...

Rafael Prudente participa de entrega de 1,3 mil óculos para estudantes em Ceilândia

Por Kleber Karpov O deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) realizou,...

Lei estabelece quarentena para troca de comando entre Saúde e IGESDF

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Psicólogo alerta para aumento de internações por álcool e aponta impacto do pós-pandemia

Por Kleber Karpov O Brasil registra média de quatro internações...

Redução de impostos impulsiona empregos e investimentos no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) consolidou...

Destaques

São Paulo confirma segundo caso de sarampo em paciente não vacinado

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Ataque a tiros deixa 12 mortos em festa judaica na praia Bondi em Austrália

Por Kleber Karpov Doze pessoas morreram e pelo menos 29...

Rafael Prudente participa de entrega de 1,3 mil óculos para estudantes em Ceilândia

Por Kleber Karpov O deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) realizou,...

Freemind 2025: Uso desregulado de telas potencializa crise de saúde mental em jovens

Por Kleber Karpov O uso excessivo e sem controle de...

Lei estabelece quarentena para troca de comando entre Saúde e IGESDF

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...