18.5 C
Brasília
05 dez 2025 04:29

Covid-19: força-tarefa acompanha abertura de leitos de UTI

Reunião desta quinta-feira, 18 de março, também tratou da construção de hospitais de campanha e do estoque de oxigênio no Distrito Federal

A ampliação do número de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 foi um dos principais temas discutidos na reunião da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que fiscaliza as medidas de combate à doença. Com o aumento do número de casos, já existe fila de espera de pacientes que precisam de cuidados intensivos.

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) analisou o plano de remobilização de leitos enviado pela Secretaria de Saúde (SES) e requisitou esclarecimentos sobre as providências que serão tomadas para atender a demanda. O MPDFT quer informações sobre a existência de espaço físico na rede pública de saúde para a instalação de mais leitos antes da conclusão dos hospitais de campanha. Também questionou sobre a possibilidade de utilização de toda a capacidade de atendimento do Hospital de Campanha da Papuda. O documento foi expedido nesta terça-feira, 16 de março.

O MPDFT foi informado de que houve um aumento do número de leitos contratados na rede particular. Alguns hospitais privados também suspenderam a marcação de cirurgias eletivas para contribuir no combate à pandemia. A requisição enviada à SES sobre os estoques de oxigênio também foi respondida. Os gestores afirmaram que a quantidade disponível é suficiente para atender a demanda crescente.

Os integrantes da força-tarefa também discutiram a licitação para montagem de três hospitais de campanha. A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep) acompanhará as etapas da contratação e execução da estrutura, que será feita pela Novacap. A licitação está marcada para segunda-feira, 22 de março. A contratação para a gestão hospitalar, de responsabilidade da SES, será fiscalizada pela Prosus.

Suspensão de agendamento on-line

O procurador distrital dos Direitos do Cidadão e coordenador da força-tarefa, José Eduardo Sabo, apresentou os problemas verificados na organização da vacinação. Ele participou de vistoria nesta quinta-feira, 18 de março. O MPDFT oficiou a SES para que explique a suspensão do agendamento on-line. O secretário-executivo da força-tarefa, promotor de Justiça Bernardo Matos, também defendeu a marcação pela internet e afirmou que, com o cancelamento desse serviço, as salas de vacinação tendem a ficar vazias nos finais de semana, que costumam ter menos procura.

Sistema prisional

O promotor de Justiça Rodrigo Machado, do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri), apresentou a resposta do Sistema Penitenciário sobre a ativação do hospital de campanha da Papuda. A direção do presídio confirmou que, até o momento, apenas transferiu para o local os equipamentos da Unidade Básica de Saúde, que já existia. O Nupri foi informado que, apesar do aumento de casos de Covid-19 no sistema prisional, a taxa de letalidade permanece em 0,19%, muito menor do que a registrada na população do Distrito Federal.

Unidades de acolhimento provisório

A promotora de Justiça Mariana Nunes, do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), falou sobre o aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade após o agravamento da crise sanitária, incluindo recentemente refugiados de comunidades indígenas da Venezuela. Para garantir o funcionamento da unidade de acolhimento do Abadião, principalmente no período de toque de recolher, a promotora de Justiça destacou que está em curso uma ação civil pública ajuizada em conjunto com a Defensoria Pública do Distrito Federal.

Clique aqui e saiba mais sobre a atuação da força-tarefa do MPDFT. O grupo é integrado pelas promotorias de Justiça que atuam nas áreas de saúde, educação, patrimônio público, idoso, meio ambiente, infância e juventude, consumidor, direitos humanos e sistema prisional.

FonteMPDFT

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...