21.5 C
Brasília
08 nov 2025 23:07

Conselhos de secretários de Saúde defendem vacinação de adolescentes

Sociedade Brasileira de Imunizações também defende vacinação

Por Jonas Valente

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) e os conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) se posicionaram nesta quinta-feira (16) pela continuidade da vacinação contra a covid-19 de adolescentes sem comorbidades.

As posições foram divulgadas em resposta à decisão do Ministério da Saúde de suspender a imunização desse público, mantendo apenas a aplicação de doses para pessoas entre 12 e 17 anos de idade com comorbidades, anunciada hoje.

Em nota, a SBIM afirmou que a medida gera receio na população e abre espaço para fake news. A entidade questionou as justificativas apresentadas pelo governo federal para rever a orientação.

Quanto à orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a sociedade lembrou que o grupo de especialistas da instituição considera que vacinas de RNA mensageiro, como a da Pfizer/BioNTech, são adequadas para pessoas a partir dos 12 anos de idade.

A SBIM acrescentou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer/BioNTech em pessoas com 12 a 17 anos de idade, incluindo os sem comorbidades.

“De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados 1.545 eventos adversos entre os 3.538.052 adolescentes vacinados no Brasil até o momento (0,043%). Erros de imunização respondem pela absoluta maioria (93%)”, diz a nota.

Secretários de Saúde

O Conass e o Conasems, em nota, lamentaram as decisões do Ministério da Saúde. Os órgãos defenderam a autorização dada pela Anvisa e o uso em diversos países e disseram que a decisão do ministério foi tomada “unilateralmente e sem respaldo científico”.

“Enquanto executores desta importante política pública, Conass e Conasems, baseados nos atuais conhecimentos científicos, defendem a continuidade da vacinação para a devida proteção da população jovem, sem desconsiderar a necessidade de priorizar neste momento dentre os adolescentes, aqueles com comorbidade, deficiência permanente e em situação de vulnerabilidade”, conclui a nota.

Maratona monumental 2025 anuncia lote extra de inscrições com padrão internacional

Por Kleber Karpov A Maratona Monumental de Brasília 2025, que...

Caiado defende combate ao crime em fórum nacional de policiais

Por Kleber Karpov O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu...

Progressistas realiza evento sobre empreendedorismo feminino em Vicente Pires

Por Kleber Karpov O movimento Mulheres Progressistas do Distrito Federal...

Anvisa deve concluir análise e aprovar vacina de dengue do Butantan em novembro

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Por unanimidade STF mantém condenação de Bolsonaro e aliados

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Enem no DF deve ter reforço no transporte público e gratuidade neste domingo (9)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Transporte e Mobilidade do...

Destaques

Câmara de dirigentes lojistas de Águas Lindas de Goiás agradece contribuição em audiência sobre fiação

Por Kleber Karpov A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de...

Provedores de internet solicitam prorrogação e revisão de multas em audiência pública de Águas Lindas de Goiás

Por Kleber Karpov Em audiência pública realizada na Câmara Municipal...

Maratona monumental 2025 anuncia lote extra de inscrições com padrão internacional

Por Kleber Karpov A Maratona Monumental de Brasília 2025, que...

Caiado defende combate ao crime em fórum nacional de policiais

Por Kleber Karpov O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu...

Progressistas realiza evento sobre empreendedorismo feminino em Vicente Pires

Por Kleber Karpov O movimento Mulheres Progressistas do Distrito Federal...