22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:09

Conheça a incubadora de projetos com foco em empreendedores negros

Em janeiro começa uma jornada de seis meses que vai impulsionar o afroempreendedorismo no DF

Os mais de 14 milhões de empreendedores negros no país enfrentam grandes desafios para alcançar o sucesso. Mas, mesmo diante das frequentes crises econômicas e do racismo estrutural, o afroempreendedorismo emerge como um exemplo notável para a valorização do trabalho da população negra e sua progressão social. No Brasil, o potencial dos afroempreendedores é notável. Conforme dados do mais recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil atingiu 212,7 milhões em 2021, registrando um aumento de 7,6% em relação a 2012. Nesse período, a proporção de pessoas que se autodeclaram brancas diminuiu de 46,3% para 43%, ao passo que a autodeclaração como pretas subiu de 7,4% para 9,1%, e a de pardas de 45,6% para 47%. Os negros agora compõem mais de 56% da população brasileira, evidenciando o potencial do afroempreendedorismo no país.

“Acreditamos em uma geração capaz de encontrar soluções disruptivas. Por isso é fundamental investir na capacitação através de projetos como o Igualando Oportunidades”Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Como parte dos esforços para cumprir as metas estabelecidas no Pacto pela Inclusão Racial no Mercado de Trabalho do Distrito Federal, a comunidade jovem e negra terá à disposição o projeto Igualando Oportunidades — Inclusão Tecnológica e Empreendedorismo, uma incubadora de projetos capaz de enriquecer o conjunto de competências e habilidades do profissional afrodescendente para a área de tecnologia da informação, promovendo sua inclusão no mercado de trabalho, trazendo lucratividade e visibilidade social para os seus negócios, além de promover a possibilidade de desenvolvimento empreendedor desse profissional.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Multiplicidades, executado pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (Ibrachics), com fomento do Ministério Público do Trabalho do DF e Territórios (MPTDFT) e apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF).

Em janeiro iniciam-se as atividades de incubação dos projetos | Foto: Divulgação/Secti-DF

A palestra de abertura será realizada no dia 11 de janeiro de 2024, com o tema Diversidade étnico-racial como estratégia de negócio, que aborda a diversidade étnico-racial como impacto de lucratividade, inovação e valor agregado. Um marco também para o início da incubadora de projetos.

Inscrições gratuitas

Em janeiro também iniciam-se as atividades de incubação dos projetos. As inscrições são gratuitas e não é necessário nenhum tipo de experiência. As ideias de projetos serão acompanhadas durante seis meses, motivando o afroempreendedorismo por meio de desenvolvimento de projetos economicamente viáveis e utilizando o conhecimento como espaço para a reflexão e o debate da importância da igualdade racial nas empresas e para o desenvolvimento local.

O objetivo do Igualando Oportunidades é incentivar a criação e o desenvolvimento de ideias, soluções ou produtos, capazes de serem replicados e crescerem mesmo em condições difíceis de prever. Algo que possa mudar a forma de realizar uma ação cotidiana. As incubadoras, como a do Igualando Oportunidades, são iniciativas que ajudam empresas com modelos de negócio inovadores a alcançarem o sucesso, seja fornecendo treinamentos, mentorias, rede de contatos ou experiências. Serão 40 encontros, entre oficinas, palestras, mentorias especializadas e meetups, de janeiro a junho de 2024. “É uma oportunidade única de incentivarmos as boas ideias, as práticas inovadoras e o empreendedorismo entre os jovens do Distrito Federal. Acreditamos em uma geração capaz de encontrar soluções disruptivas. Por isso é fundamental investir na capacitação através de projetos como o Igualando Oportunidades”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman.

“Serão realizadas mentorias onde aprender com aqueles que passaram por experiências semelhantes pode ajudá-lo a encontrar atalhos no caminho e também mostrar o que você não consegue ver. Trazemos mentores de mercado e do governo para esclarecimentos e desenvolvimento de raciocínio para o problema em questão do projeto incubado”, destaca a gestora do Igualando Oportunidades e diretora-executiva do Instituto Multiplicidades, Cristiane Pereira, que é especialista em gestão, cidade inteligente, segurança da informação, inovação e tecnologia da informação e vice-presidente de Apoio e Fomento a Startups Brasileiras do Ibrachics.

Quem coordena a metodologia da Incubadora Igualando Oportunidades é Juliana Martinelli, considerada uma das jovens mais promissoras do Brasil pela Forbes Under 30 e parte da comissão de jovens empreendedores do BRICS. Juliana é fundadora da InovaHouse3D, consultora do Instituto Multiplicidades e coordenadora nacional de Engenharia e Inovação na Cruz Vermelha Brasileira.

Completam a equipe o consultor Alexandre Nasiasene, designer de serviços, conceito de negócios, produtos, estratégia e inovação, e o jornalista Rafael Souza, especialista em comunicação hiperlocal e organizador do TEDxGuará.

Faça a pré-inscrição neste link.

Saiba mais sobre o Igualando Oportunidades — Inclusão Tecnológica e Empreendedorismo no Instagram do projeto.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...