Por Kleber Karpov
Uma comitiva do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e da Bancada da Enfermagem se reuniu, nesta quarta-feira (24/Set), com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para pedir o apoio do governo federal às pautas prioritárias da categoria. O principal foco do encontro foi a articulação para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19, que vincula o piso salarial da enfermagem à jornada de 30 horas semanais.
Os dirigentes e parlamentares solicitaram ao ministro um empenho concreto do Ministério da Saúde para o avanço da PEC, que atualmente aguarda deliberação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Padilha sinalizou que irá dialogar sobre o tema com o presidente da comissão. “Na próxima terça-feira, tenho uma reunião com o presidente da CCJ, Otto Alencar. Ele foi um grande aliado na aprovação do Mais Especialistas e acredito que vai continuar nos ajudando”, destacou o ministro.
O presidente do Cofen, Manoel Neri, avaliou positivamente a reunião. “Fomos bem recebidos pelo ministro. Além da PEC 19, contamos com o empenho do MS na continuidade do processo de implementação do Piso da Enfermagem, no fortalecimento e valorização real da profissão, além de outras pautas prioritária da categoria”, destaca Neri.
Os parlamentares presentes reforçaram a união e a continuidade da mobilização. “Seguimos firmes em busca de condições justas de trabalho e valorização da nossa categoria”, frisou a deputada federal e diretora do Cofen, Ana Paula Brandão. “Nossa luta não para. Vamos continuar até conquistar nossos objetivos”, emendou o deputado federal e presidente do Coren-MG, Bruno Farias. “É na luta que a gente se encontra”, finalizou a deputada federal Enfermeira Rejane.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;











