22.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:15

CNMP e Childhood Brasil assinam protocolo de intenções para proteção dos direitos de crianças e adolescentes

Ações serão voltadas para o enfrentamento da violência sexual e para a implementação da Lei da Escuta Protegida

“A Constituição Federal estabelece que a proteção da criança tem que ser prioridade absoluta do Estado. Por isso, os valores e os interesses das crianças não podem ser preteridos nem esquecidos, têm que estar no primeiro ponto das nossas cogitações e das canalizações das nossas energias”. A afirmação é do presidente do CNMP, Paulo Gonet, feita nesta terça-feira, 20 de maio, durante a solenidade de assinatura do protocolo de intenções firmado com a Childhood Brasil para efetivar os direitos fundamentais das crianças, em especial as que têm até seis anos de idade, e dos adolescentes. O evento foi realizado na sede do Conselho, em Brasília, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube.

O acordo estabelece ações relacionadas ao enfrentamento da violência sexual, ao aprimoramento dos procedimentos e metodologias e à elaboração de estudos e propostas que garantam a implementação da Lei nº 13.431/2017, conhecida como Lei da Escuta Protegida, no sistema de justiça brasileiro.

Durante a solenidade, Gonet agradeceu à Childhood Brasil pela assinatura do protocolo e complementou: “Estamos, neste instante, concretizando esta missão estabelecida pela Constituição Federal: o Estado e a sociedade civil unidos para conferir eficácia prática ao objetivo de priorizar os direitos e os interesses das crianças”.

O presidente do CNMP destacou, ainda, que a proteção à primeira infância e o combate às organizações criminosas são as duas metas de sua gestão. “Os dois assuntos estão interligados. Se a gente não protege as crianças, se não consegue estabelecer para elas um ambiente esperançoso e saudável, o que estamos fazendo é justamente alimentando as organizações criminosas e todas as influências negativas para que a gente tenha uma vida civilizada como todos merecemos e desejamos”.

O presidente da Childhood Brasil, Carlos Jereissati, afirmou que o CNMP e a Procuradoria-Geral da República são instituições fundamentais para a garantia dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes. “Essa cooperação oferece aporte e consolida a agenda da criança em nosso país, especialmente com a Lei nº 13.431/2017, da qual a Childhood Brasil foi parte na elaboração e na mobilização para ser aprovada e, na atualidade, no empreendimento de esforços para a sua implementação em todos os estados e municípios”.

Entre outros dados, Jereissati citou que 61% das vítimas de violência sexual têm até 13 anos de idade, e 10%, menos de quatro anos. Além disso, a maioria das vítimas de zero a nove anos é composta por meninas. “Em geral, as crianças sexualmente abusadas se sentem envergonhadas, culpadas e inseguras por não terem certeza de que receberão ajuda e que serão protegidas em caso de revelação. Por isso, o acordo representa uma demonstração do compromisso concreto de instituições importantes, como o Ministério Público, com o princípio da prioridade absoluta conferida pela Constituição Federal às crianças e aos adolescentes”.

A solenidade de assinatura do protocolo de intenções foi prestigiada pelo secretário-geral do CNMP, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, e pelo conselheiro Jaime de Cassio Miranda, além de membros auxiliares, secretários e servidores.

Protocolo de intenções

A assinatura do protocolo de intenções entre o CNMP e a Chilhood Brasil é alusiva à Semana Nacional do Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e faz parte da campanha Primeiros Passos. Lançada em abril de 2024 pelo presidente do CNMP, Paulo Gonet, a campanha é voltada à promoção de ações articuladas com diversas instituições, tendo como foco a proteção e o cuidado com a infância. O projeto prioriza três eixos de atuação: a expansão das vagas em creches, a implementação de serviços de família acolhedora e o enfrentamento da violência infantil. A campanha conta com a participação e o apoio da Corregedoria Nacional do Ministério Público e da Comissão da Infância e da Juventude (Cije).

O acordo prevê uma série de ações, como a divulgação nacional dos direitos de crianças e adolescentes; o desenvolvimento de pesquisas e estudos relativos a temas afetos à infância que tenham por objetivo subsidiar as ações do CNMP referentes ao objeto do protocolo de intenções; a realização de eventos de mobilização e intercâmbio; a produção de subsídios para orientação de práticas inovadoras no âmbito do Ministério Público, particularmente relacionadas ao acesso e à participação de crianças e adolescentes no sistema de justiça; o aprimoramento das ações do MP e do CNMP voltados à implementação eficiente da Lei da Escuta Protegida.

Poderão aderir ao protocolo de intenções órgãos do sistema de Justiça, organismos internacionais e organizações não governamentais, após anuência expressa do CNMP e da Childhood Brasil, e desde que se comprometam a seguir integralmente os dispositivos e o protocolo do termo de adesão.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...