CLDF: Relator comparece à Comissão, mas pede que o PL seja votado direto no Plenário

Por Evely Leão

Sindicatos se reúnem novamente, nesta quarta-feira (03/05), para acompanhar a votação do Projeto de Lei 1486/2017, que autoriza o poder executivo a instituir o Instituto Hospital de Base do DF. A matéria seria o quarto item da pauta, no entanto, o relator do projeto, deputado Juarezão (PSB), pediu para que o PL 1.486/2017 fosse o primeiro item a ser discutido.

Na ocasião, o relator afirmou, que a Comissão de Educação Saúde e Cultura (CESC), havia perdido o prazo para votar o PL e, portanto, pediu ao presidente da Comissão, deputado Wasny de Roure (PT), que a matéria fosse encaminhada direto para o Plenário e incluída na ordem do dia.

O presidente Wasny de Roure, afirmou que não houve omissão por parte da Comissão para apreciação da matéria, e indeferiu o pedido do relator de encaminhar o PL para o plenário, uma vez que em todas as reuniões da comissão, as quais o relator em nenhuma delas esteve presente, a Comissão respeitou a sua ausência para que a matéria não fosse apreciada sem a presença dele.

De acordo como membro titular da comissão, deputado Raimundo Ribeiro (PPS), foi o próprio relator que deu causa ao atraso, e solicita para que o deputado Juarezão retire a proposta de encaminhar a matéria para o Plenário, pois não se coaduna com a postura do relator, enquanto deputado.

Sob vaias, o relator comunicou ao presidente da Comissão que iria recorrer da decisão e apresentaria um recurso ao plenário, se levantou da mesa e abandonou a votação. A deputada Luzia de Paula (PSB), para não dar quórum, também se levantou da mesa, e ambos deixaram a comissão.

O presidente tentou entrar em contato com os suplentes da comissão, no entanto, sem sucesso. Dessa forma, o PL ainda será discutido na próxima reunião ordinário da Comissão. A Cesc era a última comissão a qual o projeto faltava passar, e já havia tido 3 reuniões anteriores para que o projeto fosse apreciado, no entanto, em todas as reuniões, sendo duas ordinárias e uma extraordinária, o relator do projeto esteve ausente.

Revolta

Os trabalhadores e representantes de entidades sindicais ficaram revoltados com a falta de respeito do deputado, que além de ter faltado inúmeras vezes, há uma semana atrás, se comprometeu em ficar ao lado dos servidores da saúde, e com sua postura hoje na comissão, deixou ficou bem claro que não está ao lado do trabalhador.

Além do mais, o fato do relator ter solicitado que a matéria fosse encaminhada direto para o Plenário, sem a apreciação da Comissão, só prova que o governo não quer discutir.

Confira como foi a reunião assistindo a transmissão abaixo

Seminário

Nesta sexta-feira (05/05), às 9h, será realizado um Seminário convocado pelo presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), para discutir sobre o PL 1486/2017. Todos estão convidados a participar, o seminário acontecerá no Plenário da CLDF e será aberto ao público.

Fonte: Sindate-DF

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...