Cláudio Castro é alvo da segunda fase da Operação Sem Refino

PF investiga fraudes em licenças ambientais e lavagem de dinheiro; ex-governador nega irregularidades

Por Kleber Karpov

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (14), a segunda fase da Operação Sem Refino, tendo como um dos alvos o ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão no estado para apurar fraudes na concessão de licenças ambientais para uma refinaria, além de indícios de lavagem de dinheiro relacionada ao esquema.

Escopo da investigação

Segundo a PF, a operação investiga um amplo espectro de crimes, incluindo suspeitas de gestão fraudulenta e temerária, sonegação fiscal, evasão de divisas e manipulação de mercado. A ação também apura crimes contra a ordem econômica e irregularidades na comercialização de combustíveis.

Esta nova etapa é um desdobramento da primeira fase da operação, deflagrada em maio deste ano. A investigação inicial passou a apurar a atuação de um grupo econômico do setor de combustíveis suspeito de beneficiar a Refit, antiga Refinaria de Manguinhos.

Defesa de Castro nega irregularidades

Em nota oficial assinada pelo advogado Carlo Luchione, a defesa de Cláudio Castro negou qualquer participação do ex-governador em irregularidades envolvendo a Refit. O comunicado também esclarece que um endereço em Petrópolis, alvo de buscas, não tem, “há meses”, qualquer ligação com ele.

A defesa declarou que ainda não possui conhecimento sobre a totalidade das acusações e das provas que sustentam a operação policial. “A defesa ainda desconhece o conteúdo integral da denúncia e dos elementos que fundamentaram a operação e aguarda que os advogados tenham acesso aos autos para se manifestar de forma mais detalhada.”

A nota finaliza afirmando que todos os atos praticados por Castro durante sua gestão “seguiram critérios técnicos, jurídicos e administrativos previstos na legislação”.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Lula critica modelo de debates na televisão e defende metas econômicas

Por Kleber Karpov O presidente da República e candidato à...

Em sabatina do Metrópoles, Celina Leão defende gestão no GDF e descarta privatização do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Piloto e influenciador Lito Sousa morre aos 59 anos em decorrência de doença neurológica rara

Por Kleber Karpov O piloto comercial, mecânico de aeronaves e...

Datafolha no DF: Celina Leão tem 53% dos votos válidos contra 26% do Leandro Grass

Por Kleber Karpov Um levantamento recente do Datafolha, divulgado nesta...

Infraestrutura, contas públicas e digitalização compõem estruturam competitividade do governo brasileiro

Por Kleber Karpov Uma análise recente divulgada pelo Movimento Brasil...

Tecnologia garante segunda maior arrecadação de ICMS do Distrito Federal, diz Celina Leão

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Destaques

Lula critica modelo de debates na televisão e defende metas econômicas

Por Kleber Karpov O presidente da República e candidato à...

Brasileiros em situação irregular nos EUA e em Portugal podem evitar votação nas eleições de 4 de outubro

Por Kleber Karpov Com a proximidade das eleições no domingo,...

Em sabatina do Metrópoles, Celina Leão defende gestão no GDF e descarta privatização do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Piloto e influenciador Lito Sousa morre aos 59 anos em decorrência de doença neurológica rara

Por Kleber Karpov O piloto comercial, mecânico de aeronaves e...

Professor, Conselheiro do Coren-DF destaca importância das emendas de Jorge Vianna para saúde e educação

Por Kleber Karpov O conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem...