21.5 C
Brasília
07 dez 2025 15:58

CGU retira sigilo de 100 anos de processo que envolve Eduardo Pazuello

Ex-ministro da Saúde de Bolsonaro, general do Exército participou de evento político, algo proibido aos militares na ativa

Por Kleber Karpov

A Controladoria-Geral da União (CGU) determinou, na sexta-feira (17/Fev), a retirada do sigilo de 100 anos sobre processo no Exército sobre investigação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. A CGU estabeleceu ainda o prazo de 10 dias para que  informações do caso sejam liberadas.

O processo está relacionado a participação de Pauzuello, em maio de 2021, em ato político, ao lado do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL-RJ), no Rio de Janeiro. Na ocasião, o, então ex-ministro da saúde, também era general da ativa do Exército, que proíbe militares da ativa de participar de eventos políticos.

Vale observar que, após denúncia, Pazuello foi absorvido pelo Exército, ocasião em que a força militar impôs sigilo de 100 anos, sobre o caso, com conforme a Lei de Acesso à Informação (LAI). “A documentação solicitada é de acesso restrito aos agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que ela se referir”, afirmou a Força na época.

Transparência

Com a decisão de retirar o sigilo, a CGU informou ao Exército que os dados devem ser disponibilizados, em no máximo, 10 dias. Segundo a Controladoria, a investigação de Pazuello deve obedecer o princípio da transparência na administração pública.

“Deve preponderar o princípio da transparência, a fim de conferir o direito de acesso a uma informação que está sob a guarda e a custódia da administração pública e que trata de um processo administrativo já concluído”, escreveu a CGU na decisão.

 

Destaques

Ação leva serviços de saúde e cidadania a moradores do Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Herdeiros da família Caiado mantêm ocupação em área quilombola em Santo Antônio do Descoberto e descumprem decisão do STF

Por Kleber Karpov Mesmo com determinação do Supremo Tribunal Federal...

Ministro da Saúde lança vacinação contra vírus sincicial respiratório em São Paulo

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, oficializou...

GDF avança na reforma do Estádio Augustinho Lima com novo sistema de drenagem

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) executa...

Governador Ibaneis Rocha sanciona mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo em Ceilândia

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...