Por Kleber Karpov
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (Progressista), se reuniu com representantes da Caixa Econômica Federal na manhã desta segunda-feira (13/Out), na sede do banco, para acelerar os trâmites de obras de infraestrutura na capital. O encontro teve como objetivo principal agilizar o repasse de recursos, provenientes de emendas parlamentares ou financiamentos, para projetos considerados prioritários pela gestão.
Alinhamento estratégico
A reunião serviu para o acompanhamento detalhado de obras que contam com a participação da instituição financeira. Foram discutidos projetos como a Policlínica do Recanto das Emas, com investimento previsto de R$ 30 milhões, e o Centro de Doenças Raras, que deve receber um aporte de aproximadamente R$ 40 milhões.

“Foi uma reunião de acompanhamento das obras que têm a participação da Caixa Econômica Federal. Algumas precisavam realmente de uma conversa um pouco mais próxima, obras importantíssimas para a população do Distrito Federal. Essa proximidade faz com que a gente cumpra toda a nossa parte de detalhamento e de burocracia, para que a Caixa dê essa agilidade para que possamos entregar essas obras à população do Distrito Federal.”, explicou Celina Leão.
Participaram do encontro os secretários de Governo, José Humberto Pires de Araújo, e de Obras e Infraestrutura, Valter Casemiro. Estiveram presentes também o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, e o diretor-presidente do DER, Fauzi Nacfur. Pela Caixa, participaram o vice-presidente de Governo, Marcos Carvalho, além de superintendentes e gerentes da instituição.
Histórico de parcerias
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal e a Caixa Econômica Federal firmaram mais de 100 convênios e contratos de repasse. As parcerias viabilizaram a construção dos novos Centros de Referência da Mulher Brasileira, a melhoria de acessos a escolas rurais e a construção de unidades de saúde e batalhões para as forças de segurança.
Entre as obras de grande porte financiadas pela instituição, destacam-se o Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, e o Corredor Eixo-Oeste, que ligará a região do Sol Nascente à área central de Brasília.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










