Por Kleber Karpov
A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na Colônia Agrícola Ponte Alta, no Gama, está em fase final. Executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a obra recebeu um investimento de mais de R$ 6,1 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF) e ampliará o acesso à atenção primária para aproximadamente 5 mil moradores. A unidade, que poderá realizar cerca de 300 atendimentos diários, reforçará a presença da Estratégia Saúde da Família (ESF) na região.
O projeto foi desenhado para abrigar duas equipes da ESF e duas de saúde bucal. A estrutura contará com consultórios médicos e odontológicos, farmácia, salas de vacinação, curativos, medicação e coleta, além de espaços de acolhimento e procedimentos. A nova unidade visa, principalmente, facilitar o acesso dos moradores aos serviços básicos de saúde, que antes precisavam se deslocar para unidades mais distantes, no centro do Gama.
Segundo a gerente de Acesso e Qualidade da Atenção Primária da Região Sul, Gracimone Vasconcelos, a UBS contribuirá para descentralizar o atendimento. “Essa unidade vem para favorecer essa comunidade, levando a assistência mais perto das pessoas e ajudando a desafogar outras unidades da região, que hoje estão sobrecarregadas”, destacou a gestora.
Comunidade atendida
Morador da região há mais de 50 anos, o agricultor familiar Domingos Ferreira, de 68 anos, celebra a obra como a concretização de uma antiga reivindicação. “Da minha casa até aqui gasto cinco minutos. Antes, quando alguém passava mal, a gente tinha que correr para o centro do Gama, porque o posto mais próximo era muito longe. Lá onde a gente era atendido era uma casinha simples, sem muita estrutura. Aqui vai ser bem melhor, com mais espaço e condições de conversar com o médico com mais privacidade.”.
Avanço na Atenção Primária
O médico Fernando Ibiapina, que atua na região há cinco anos, ressalta que a nova estrutura representa um avanço no acolhimento dos pacientes e na qualidade do serviço. “Com a construção dessa nova unidade, nossos pacientes serão acolhidos de forma mais adequada, em um ambiente novo e bem estruturado. Além disso, poderão receber as medicações aqui mesmo na região”, pontua.
Ibiapina reforça o foco do trabalho na medicina preventiva, visando reduzir a necessidade de atendimentos hospitalares. “Atendemos desde crianças até idosos, fazendo prevenção e acompanhamento contínuo. A ideia é que o paciente precise cada vez menos recorrer ao hospital, porque resolvemos a maior parte das demandas na atenção primária”, conclui o médico.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.









