Celina Leão lança rede de apoio para mães atípicas e plano contra violência de gênero

Governadora em exercício assina decretos para estabelecer políticas permanentes de proteção feminina e criar núcleos de atendimento especializado no Distrito Federal

Por Kleber Karpov

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas), oficializou nesta quarta-feira (01/Jul) a criação de uma rede de apoio para mães atípicas e um plano para frear a violência de gênero na capital. A chefe do Executivo distrital assinou decretos no Palácio do Buriti para consolidar políticas públicas de proteção feminina e de assistência a famílias com filhos que demandam cuidados específicos. A autoridade estabelece os primeiros núcleos de atendimento especializado para assegurar acompanhamento multiprofissional a esse público vulnerável.

Celina Leão pretende instalar as primeiras unidades de assistência no Parque da Cidade e na região administrativa do Recanto das Emas. A gestora confirmou que o espaço no Parque da Cidade já conta com aproximadamente 70% de sua estrutura reformada para receber as beneficiárias. Profissionais de saúde vão ofertar sessões de ioga, massagem e acompanhamento com psiquiatras e psicólogos no local. Celina Leão visa a proporcionar um ambiente de convivência e suporte emocional para combater o desgaste físico e mental materno.

“Cuidar das mães é fundamental. Porque tem dias que o esgotamento físico nos deixa sem condições. Nós somos seres humanos, temos limites, nos cansamos. E o Parque da Cidade é o lugar mais lindo, já está com quase 70% do espaço reformado. Vai ter aula de ioga, vai ter psicólogo e psiquiatra, vai ter cuidado, vai ter massagem. Elas vão poder se encontrar, chorar juntas, falar. É um lugar de acolhimento”, disse Celina Leão.

Plano distrital de segurança feminina

A chefe do Executivo distrital institui também o Plano Distrital de Combate à Violência e de Proteção à Mulher. Celina Leão determinou diretrizes, metas e indicadores para monitorar as ações na área de segurança pública. A governadora segue o alinhamento com as determinações nacionais para aprimorar o atendimento às vítimas de agressão no território local. Representantes da sociedade civil participaram da solenidade e avaliaram a iniciativa como um avanço para a prevenção de delitos.

Nazaré Silva, ativista de 52 anos em defesa das mães atípicas, participou do evento e relatou emoção ao classificar a medida como uma união de cuidado e acolhimento. A representante Regilene Siqueira Rozal também destacou que os mecanismos de monitoramento devem fortalecer a capacidade de autoridades garantirem respostas efetivas às mulheres vulneráveis. A governadora planeja expandir as ações da rede de apoio após a consolidação dos primeiros núcleos de atendimento no Distrito Federal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

PGR defende manutenção de prisão domiciliar de Bolsonaro

Por Kleber Karpov O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou,...

Corte de Cassação da Itália anula decisão de extradição de Carla Zambelli

Por Kleber Karpov A Corte de Cassação da Itália anulou,...

STF invalida regra da reforma de improbidade que reduzia prazo de prescrição

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nesta...

DF inaugura o primeiro Centro de Estudos nos Transtornos do Espectro Autista

Por Kleber Karpov O primeiro Centro de Estudos nos Transtornos...

Transparência ganha novo formato no IgesDF

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Detran abre inscrições para curso de condutores de transporte escolar no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Polícia Federal deflagra terceira fase de operação contra desvio de recursos públicos

Por Kleber Karpov A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (01/Jul),...

Destaques

PGR defende manutenção de prisão domiciliar de Bolsonaro

Por Kleber Karpov O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou,...

Corte de Cassação da Itália anula decisão de extradição de Carla Zambelli

Por Kleber Karpov A Corte de Cassação da Itália anulou,...

Senado deve votar PEC de aposentadoria de agentes comunitários de saúde e de combate as endemias até 15 de julho

Por Kleber Karpov O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP),...

STF invalida regra da reforma de improbidade que reduzia prazo de prescrição

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nesta...

DF inaugura o primeiro Centro de Estudos nos Transtornos do Espectro Autista

Por Kleber Karpov O primeiro Centro de Estudos nos Transtornos...