Por Kleber Karpov
A vice-governadora Celina Leão (Progressistas) realizou, nesta quarta-feira (04/Fev), a entrega de 167 novas viaturas ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). A iniciativa, que ocorre no Distrito Federal, faz parte de um processo de renovação da frota destinado a fortalecer a fiscalização, otimizar o policiamento de trânsito e aprimorar as atividades administrativas, visando ampliar a eficiência dos serviços à população.
Ao todo o Detran-DF investiu R$ 24.537.288 na aquisição de 109 viaturas dedicadas à fiscalização de trânsito. O contingente inclui 63 caminhonetes, 32 motocicletas, oito caminhões, quatro empilhadeiras e duas vans, elementos cruciais para aprimorar as operações.
Além disso, para suporte às atividades administrativas, foram locados 58 automóveis. O custo anual referente a essa locação é de R$ 2.257.900,56, complementando os esforços de modernização do parque veicular do órgão.
Durante a cerimônia de entrega, a vice-governadora Celina Leão salientou o compromisso com a segurança viária. Ela declarou que a nova frota é uma promessa de melhoria para a segurança da população. “O Detran faz muitas blitzes educativas, mas também precisa proteger a cidade, especialmente com relação às mortes no trânsito”, disse Celina Leão.
A vice-governadora também ressaltou a importância da conscientização, afirmando: “A cada dia, a educação precisa prevalecer. O Detran tem que fazer a fiscalização, e essa entrega é muito importante para reforçar esse trabalho”.
Instituições de segurança
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou que a entrega das viaturas reflete uma estratégia do GDF para fortalecer as instituições de segurança pública. Ele afirmou que esta ação representa uma contribuição significativa para a comunidade.
“O governo tem feito todos os esforços para fortalecer as instituições da segurança pública, e essa é mais uma grande entrega ao Detran, que também tem contribuído muito com a comunidade. Viaturas novas e modernas aprimoram o trabalho, e quem ganha é a população do Distrito Federal”, defendeu Sandro Avelar.
O diretor-geral do Detran-DF, Marcu Antônio Bellini, detalhou como a modernização impactará o dia a dia dos agentes e servidores. Ele explicou que as caminhonetes permitirão maior capacidade de transporte de equipamentos, eliminando limitações anteriores.
“As motocicletas garantem atendimento mais rápido, os caminhões e empilhadeiras são usados em ações de fiscalização e remoção de veículos, e as vans dão suporte às atividades administrativas e aos programas de educação de trânsito”, explicou Marcu Antônio Bellini.
A frota reforçada beneficia diretamente mais de 700 servidores, englobando agentes, equipe administrativa e de educação para o trânsito, e melhora o atendimento ao cidadão. Adicionalmente, o órgão recebeu 1.300 novos computadores, visando mais agilidade e presteza nos serviços.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










