23.5 C
Brasília
06 fev 2026 11:33

Celebra DF 2026 deve marcar o réveillon oficial de Brasília

Por Kleber Karpov

O Governo do Distrito Federal deve confirmar a realização do Celebra DF 2026 como a festa oficial de virada de ano na capital (23/Dez). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) deve organizar o evento com entrada franca na Esplanada dos Ministérios e na Prainha. A celebração deve contar com queima de fogos de até 12 minutos e apresentações de artistas locais e nacionais. O objetivo da gestão deve ser promover a ocupação segura dos espaços públicos durante as festividades.

As festas na Esplanada dos Ministérios devem ocorrer entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. O público deve acompanhar o espetáculo pirotécnico principal no último quadrante do canteiro central. Na Prainha, o evento deve ter início em 30 de dezembro, com apresentações das 18h às 3h. O cronograma deve facilitar o acesso democrático às manifestações culturais em pontos tradicionais de Brasília.

Investimento e identidade cultural

O secretário de Cultura, Claudio Abrantes, ressalta que a vocação de Brasília para grandes encontros deve fortalecer o sentimento de pertencimento da população. O titular da pasta afirma que a diversidade de gêneros musicais deve atrair famílias e turistas para os locais simbólicos da unidade federativa. O governo deve investir R$ 10 milhões de recursos próprios da Secec-DF na montagem da estrutura e contratação de pessoal. O planejamento deve focar na renovação e esperança dos cidadãos para o próximo ciclo.

“O Celebra DF 2026 foi pensado para que a população possa viver a virada do ano nos espaços públicos da cidade, com segurança, cultura e sentimento de pertencimento. Brasília tem vocação para grandes encontros, e celebrar o novo ano em locais simbólicos, com acesso gratuito e programação diversa, é uma forma de fortalecer a identidade cultural do Distrito Federal e de reunir as famílias em um momento de esperança e renovação”, disse Claudio Abrantes.

A organização deve disponibilizar dois palcos com formatos complementares para atender aos diferentes perfis de público. A Secec-DF deve anunciar a lista oficial das atrações musicais nos próximos dias. Equipes de segurança e limpeza devem atuar de forma coordenada para manter a ordem nos espaços de lazer. A iniciativa deve consolidar o réveillon brasiliense como um dos principais eventos gratuitos do calendário cultural do país.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

GDF lança quarta edição da campanha Carnaval Sem Assédio

Por Kleber Karpov A Secretaria da Mulher do Distrito Federal...

Flavio Dino suspende ‘pinduricalhos’ aos Três Poderes e STF agenda julgamento para 25 de fevereiro

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para...

Detran-DF abre inscrições para curso especializado de motofrete

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Mais de 170 policiais penais nomeados iniciam formação profissional da carreira 

Por Kleber Karpov Um total de 179 novos policiais penais...

Programa DNA do Brasil inicia ações de saúde preventiva em escolas públicas de Ceilândia

Por Kleber Karpov O Programa DNA do Brasil, uma iniciativa...