Por Kleber Karpov
A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da Região Administrativa (RA) Ceilândia recebe a partir desta segunda-feira (02/Fev), a Carreta de Mamografia, para realização de exames gratuitos. A intenção é ampliar o acesso feminino a serviços de prevenção, diagnóstico e orientação em saúde em seis regiões estratégicas do Distrito Federal, no decorrer do ano.
Em iniciativa da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), em parceria com a Fundação Laço Rosa, a Betano e o Governo do Distrito Federal (GDF), a Carreta de Mamografia dá continuidade de uma ação prévia realizada no sábado, 31 de janeiro, na mesma unidade da CMB.
Acessibilidade
A unidade móvel da Carreta de Mamografia foi planejada para percorrer pontos estratégicos do Distrito Federal, garantindo que o atendimento chegue a um número maior de mulheres.
Segundo a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a meta é realizar 700 exames, o que reforça o compromisso do GDF com a detecção precoce do câncer de mama na região, e consequentemente, aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida. “Ao facilitar o acesso aos exames e fortalecer o cuidado, levamos saúde para todas, com a Carreta da Mamografia”, disse Giselle Ferreira.
Facilidade
Para a aposentada Sílvia Alves, de 67 anos, que conseguiu fazer o exame em Ceilândia, a iniciativa é de extrema importância. “Esse tipo de ação facilita muito a nossa vida. Nem sempre conseguimos ter tempo ou pagar pelos exames. Ter esse atendimento gratuito e perto de casa faz toda a diferença”, destacou.
Nesse contexto, Gisele Ferreira pondera que a iniciativa da Carreta da Mulher, se torna um facilitador contra a “correria do dia a dia”, além de fortalecer o cuidado às mulheres. “Ao facilitar o acesso aos exames e fortalecer o cuidado, levamos saúde para todas, com a Carreta da Mamografia. Muitas vezes deixamos de nos cuidar por causa da correria do dia a dia. A Casa da Mulher Brasileira funciona 24h para atendê-las.”, disse Giselle Ferreira ao ponderar que “a prevenção é um dos pilares da Secretaria da Mulher”, ratificou.
Quem tem direito?
Mulheres a partir de 40 anos, beneficiárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e que não tenham realizado mamografia nos últimos doze meses, podem ter acesso aos exames gratuitos oferecidos pela carreta. Para mulheres com menos de 40 anos, a participação é permitida mediante a apresentação de pedido médico ou indicação clínica, assegurando a cobertura necessária para diferentes faixas etárias e situações de saúde.
O agendamento para os exames é feito exclusivamente pela internet, mediante cadastro prévio por meio de um link específico. É importante ressaltar que o preenchimento do cadastro não assegura a vaga automaticamente. A equipe responsável entrará em contato via WhatsApp ou ligação telefônica com as mulheres selecionadas para definir o melhor horário de atendimento, de acordo com a disponibilidade diária da unidade móvel.
“A mamografia é a principal aliada no diagnóstico precoce do câncer de mama”, lembra a subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata D’Aguiar. “Nós, mulheres, precisamos nos cuidar e essa atitude salva vidas. Não podemos deixar a saúde para depois. Cuidar de si é a maior prova de amor.”, concluiu.
A vice-presidente da Fundação Laço Rosa, Lucimar Carvalho, por sua vez, reiterou a relevância do diagnóstico precoce, afirmando que “Com essa ação, oferecemos 700 exames, em todo o DF, para que as mulheres possam ter a oportunidade de rastrear qualquer possível problema, logo no início. A mamografia salva vidas”.
Cronograma da ação itinerante
Após os atendimentos em Ceilândia na segunda-feira, a Carreta de Mamografia seguirá seu percurso pelo Distrito Federal. Nesta terça-feira, 3 de fevereiro, a unidade móvel estará disponível na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, com atendimento programado das 9h às 18h. A ação será finalizada na quarta-feira, 4 de fevereiro, no Congresso Nacional, especificamente na Alameda dos Estados, onde os exames serão realizados das 9h às 16h.
Além dos exames, a programação inclui atividades de acolhimento, orientação e conscientização sobre a saúde da mulher, tendo como foco a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A iniciativa conta com o apoio institucional de diversos órgãos e entidades, como a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a Polícia Militar, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a Justiça Federal, reforçando o caráter multidisciplinar da ação.
Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) evidenciam um avanço na oferta de mamografias diagnósticas e de rastreamento no Distrito Federal para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Em 2024, foram realizados 15.881 exames, e esse número subiu para 17.307 em 2025, indicando uma crescente demanda e oferta desses serviços essenciais para a saúde feminina.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










