Auditoria cívica: voluntários apontam problemas e soluções nas unidades de saúde do DF

“Os órgãos de controle necessitam do olhar, do apoio e das informações da comunidade. O cidadão também pode contribuir para a melhoria dos serviços públicos”, destacou a procuradora distrital dos Direitos do Cidadão, Maria Rosynete de Oliveira, durante a primeira auditoria cívica na saúde, realizada nesta sexta-feira, 10 de junho. A iniciativa reuniu cerca de 300 voluntários que visitaram 68 unidades de saúde em 17 regiões administrativas com objetivo de avaliar a estrutura, identificar os problemas e propor soluções.

Munidos de máquinas fotográficas, planilhas e muita vontade de melhorar os postos de saúde da sua região, voluntários capacitados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) analisaram a qualidade do atendimento, a estrutura do Programa Saúde da Família, a gestão das farmácias e a percepção dos servidores e dos usuários das unidades de saúde. “Foram avaliados quesitos básicos, como armazenamento de medicação, infraestrutura e atendimento, itens perceptíveis à comunidade e que gestor consegue resolver”, esclareceu a procuradora.

O voluntário Djalma Nascimento, que também é prefeito comunitário e conselheiro tutelar da cidade, tem expectativas positivas em relação à auditoria. “Na Estrutural, o que conseguimos foi na briga, fazendo manifestação. Hoje, podemos mostrar o que está insuficiente para a comunidade”, explicou. Dados do IFC mostram que, aproximadamente, 70% das irregularidades apontadas são resolvidas.

De acordo com a presidente do IFC, Jovita Rosa, as auditorias possibilitam uma mobilização da sociedade, reforçam a cidadania e o controle social. “As comunidades precisam saber que os postos de saúde pertencem a eles, que é papel de todos fazer uma eterna vigilância”, defendeu.

A ação foi bem-vinda no Centro de Saúde nº 4 da Estrutural. Para o responsável pelo posto, Maurício Baptista, o gerenciamento da saúde é multissetorial e ações como essa só somam. “A Secretaria de Saúde do DF está de portas abertas para esse tipo de iniciativa. A auditoria cívica faz parte desse processo de participação da população no melhoramento das instituições públicas”, reforçou.

Maria Rosynete explicou que os postos de saúde são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “Se funcionarem de maneira correta, não será necessário o encaminhamento aos hospitais, o que diminuirá o fluxo de atendimento”, afirmou.

Relatório

Ao final da visita, os gestores dos postos de saúde receberão relatórios do que deve ser melhorado. Eles terão 120 dias para resolver os problemas apontados, quando será realizada uma nova visita. O MPDFT e outros órgãos competentes tomarão as medidas cabíveis em relação ao que não for resolvido.

Fonte: MPDFT

Fachin dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Edson Fachin determinou nesta semana...

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 em comprimido para controle de obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária concedeu...

ESP-DF promove aula magna para especializações inéditas

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...

GDF sugere 420 projetos para captar R$ 4,3 bilhões em emendas federais

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal repassou aos...

Eleições nos EUA: Progressistas e minorias renovam democratas em vitória sobre Trump

Por Kleber Karpov O desempenho expressivo da oposição no pleito...

Conselho Nacional de Justiça determina registro de morte por intervenção policial

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça validou uma...

Destaques

Técnico de enfermagem do Hospital de Santa Maria conquista ouro em Mundial de Taekwondo

Por Kleber Karpov O técnico de enfermagem Jeferson Viana Borges,...

Fachin dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Edson Fachin determinou nesta semana...

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 em comprimido para controle de obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária concedeu...

ESP-DF promove aula magna para especializações inéditas

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...

Escola de Saúde Pública promove aula magna para especializações inéditas no DF

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...