20.5 C
Brasília
20 abr 2025 03:27

Após dois casos, São João de Meriti terá vacinação contra o sarampo

Imunização acontece neste sábado para pessoas não vacinadas

Por Douglas Corrêa

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro promove neste sábado (22) uma ação conjunta com o Ministério da Saúde e a prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, para a vacinação de pessoas de 9 meses a 59 anos não vacinadas contra o sarampo e busca ativa de casos suspeitos da doença no bairro de Venda Velha.

Profissionais de saúde do município, Estado e governo federal farão uma varredura, percorrendo as casas nas imediações onde dois casos de sarampo foram confirmados na semana passada. A finalidade é ampliar a investigação em relação a pessoas que tiveram possível contato com os casos confirmados e imunizar quem não esteja protegido contra a doença.

A Escola Municipal Valério Vilas Boas Filho, em Vilar dos Teles, distrito de São João de Meriti, servirá de base para as equipes e como ponto de partida da ação.

Casos no município

Na sexta-feira passada (14), dois casos de sarampo foram confirmados na cidade. São duas crianças da mesma família, menores de um ano, que foram hospitalizadas, receberam cuidados médicos e passam bem.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ). Após a confirmação, o município foi orientado a vacinar os profissionais de saúde onde as crianças foram atendidas e a fazer busca ativa por casos suspeitos.

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde havia confirmado outro caso esporádico de sarampo no município de Itaboraí (RJ).

Vacinação

De acordo com o Ministério da Saúde, todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade têm indicação para serem vacinadas contra o sarampo. Adolescentes e adultos não vacinados ou com esquema incompleto contra o sarampo devem iniciar ou completar o esquema vacinal de acordo com a situação encontrada, respeitando as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Na rotina dos serviços públicos de vacinação, há duas vacinas disponíveis para proteção contra o sarampo:

  • vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  • tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

A vacina tríplice viral é contraindicada durante a gestação. As gestantes não vacinadas ou com esquema incompleto deverão receber a vacina no puerpério.

A depender da situação epidemiológica de cada localidade, há a necessidade de estabelecer outras estratégias. Assim, além das doses de rotina estabelecidas no Calendário Nacional de Vacinação, a vacinação para o sarampo pode ser indicada para crianças de seis meses a menores de um ano, em localidades com o surto da doença, a depender da avaliação e indicação conjunta das três esferas de gestão.

Das grandes obras ao Vai de Graça, Brasília reinventa a mobilidade com foco em segurança e agilidade

Por Catarina Loiola Presidente que concretizou a construção de Brasília, Juscelino...

Música e muita diversão animam o público no primeiro dia da festa dos 65 anos de Brasília

Por Catarina Loiola Milhares de pessoas curtiram a programação do primeiro...

Estado de São Paulo registra primeiro caso de sarampo neste ano

Por Elaine Patricia Cruz A Secretaria da Saúde de São...

Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

Por Tâmara Freire Os eventos climáticos são os principais responsáveis...

Concerto de rock e espetáculos de humor marcam a programação dos 65 anos de Brasília no Teatro Nacional

Por Adriana Izel Reinaugurado no ano passado, o Teatro Nacional Claudio...

Destaques

Das grandes obras ao Vai de Graça, Brasília reinventa a mobilidade com foco em segurança e agilidade

Por Catarina Loiola Presidente que concretizou a construção de Brasília, Juscelino...

GDF inaugura City Tour Cívico gratuito para turistas e moradores conhecerem a história de Brasília

Por Adriana Izel Com o objetivo de levar moradores e turistas...

Música e muita diversão animam o público no primeiro dia da festa dos 65 anos de Brasília

Por Catarina Loiola Milhares de pessoas curtiram a programação do primeiro...

Estado de São Paulo registra primeiro caso de sarampo neste ano

Por Elaine Patricia Cruz A Secretaria da Saúde de São...

Pesquisa mostra influência de eventos climáticos em surto de oropouche

Por Tâmara Freire Os eventos climáticos são os principais responsáveis...