22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:39

Novo aparelho permite cirurgias urológicas menos invasivas e mais seguras

Equipamento recém-adquirido pela Secretaria de Saúde proporciona aos pacientes do Hospital Regional de Ceilândia procedimentos sem a necessidade de cortes

Com novos equipamentos ainda mais tecnológicos, a Secretaria de Saúde (SES) oferece aos pacientes procedimentos seguros e menos invasivos. Nesta semana, o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) realizou sua primeira cirurgia de cálculo ureteral utilizando o aparelho óptico chamado ureteroscópio semirrígido, recém-adquirido pela pasta.

“Como a cirurgia é feita por via endoscópica, não precisamos de incisões e de cirurgia aberta. O paciente recebe alta no dia seguinte. O aparelho realmente facilita a vida do cirurgião e do paciente”Adriano Veloso, médico urologista responsável pela realização do procedimento no HRC

A cirurgia de ureterolitotripsia semirrígida com duplo J consiste em passar uma microcâmera – chamada ureteroscópio rígido – pela uretra, atingindo a bexiga e seguindo em direção ao ureter (tubo que liga o rim à bexiga) até a identificação do cálculo. Em seguida, é feita a litotripsia, com impulsos que quebram os cálculos em pedaços menores. Os fragmentos são retirados com uma cesta especial, chamada basket ou dormia.

Ao final da operação, é preciso inserir um cateter chamado duplo J – tubo fino e maleável, posicionado dentro do ureter com uma extremidade dentro do rim e outra na bexiga. Sua função é impedir que haja obstrução do ureter no período pós-operatório e facilitar a saída de cálculos que ainda estejam no paciente.

O médico urologista Adriano Veloso, responsável pela realização do procedimento no HRC, explica que o ureteroscópio rígido se aplica somente ao tratamento dos cálculos obstrutivos, que causam mais dor e sofrimento aos pacientes. “Os cálculos localizados no interior do rim não são alcançados por meio do aparelho”, justifica.

Adriano garante que a operação é pouco invasiva. “Como ela é feita por via endoscópica, não precisamos de incisões e de cirurgia aberta. O paciente recebe alta no dia seguinte. O aparelho realmente facilita a vida do cirurgião e do paciente”.

Recomendações

O excesso de sódio, a baixa hidratação e a disposição genética são os principais fatores que podem levar ao desenvolvimento de cálculo renal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), estima-se que uma a cada dez pessoas, no Brasil, sofra do quadro, que acomete, geralmente, jovens entre 20 e 35 anos, homens em sua maioria. Cerca da metade dessas pessoas terá um novo episódio de cálculo ao longo de dez anos.

Para evitar o problema, é recomendável a ingestão adequada de água e diminuir o excesso de sal e de alimentos de origem animal, em especial as carnes vermelhas. Pessoas que apresentam ou já tiveram o quadro devem evitar o consumo de alimentos embutidos, como salsicha, salame, presuntos e queijos amarelos, além de temperos industrializados, chocolates, chá preto e oleaginosas como amendoim, amêndoas, nozes e castanhas.

Os hospitais da SES disponibilizam consultórios de urologia. Para a consulta, é necessário procurar o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs), onde o médico de família faz a avaliação e insere, via regulação, o pedido de consulta na especialidade.

Com apenas o número do CEP, é possível encontrar a UBS de referência pelo portal da rede, o Infosaúde.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...