18.5 C
Brasília
04 fev 2026 07:15

MPDFT faz vistoria para apurar denúncia de falta de anestesiologistas no Hospital do Gama

Diante das evidências de irregularidades, a Prosus intimou os anestesistas ausentes a prestar esclarecimentos na Sede do MPDFT.

Após receber denúncia de que médicos anestesistas não estão cumprindo a escala no Hospital Regional do Gama (HRG), a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde realizou vistoria no local nesta terça-feira, 4 de abril. Feita a checagem dos escalados e dos profissionais efetivamente presentes, verificou-se que dos cinco médicos previstos, apenas dois estavam no HRG durante a visita do Ministério Público.

De acordo com a apuração feita no local, um médico escalado faltou ao trabalho sem justificativa e outro alegou uma troca de plantão com outro anestesista, cujo nome já constava da escala, deixando o HRG com déficit de dois profissionais. Um terceiro não estava no local quando a equipe da Prosus chegou, mas ao final da vistoria se apresentou. A promotoria também analisa o relatório de produtividade da presente data e o registro do ponto eletrônico. Diante dos indícios de irregularidades, os anestesiologistas que não cumpriam a escala já foram notificados e deverão prestar esclarecimentos na próxima semana.

A falta de anestesistas impede a realização de procedimentos cirúrgicos de urgência e atrasa a fila de cirurgias eletivas. O Ministério Público questionou sobre o impacto das faltas dos profissionais e foi informado de que nenhum procedimento deixou de ser realizado na data da inspeção.

O promotor de Justiça de Defesa da Saúde Clayton Germano alerta que o Ministério Público está atento aos diversos motivos que ocasionam a falta de profissionais para atender a população nas Unidades de Saúde do DF. “Existe uma falta de profissionais, que só se resolve com mais contratações, mas também existe a ausência do médico que está escalado e não comparece ao posto de trabalho, deixando a população em uma longa fila de espera e sem a certeza de que será atendida”, salienta. “Estamos recebendo denúncias e apurando com muita seriedade a conduta desses profissionais que estão na escala e não comparecem regularmente para trabalhar”.

Denúncia

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem feito trabalho sistemático de fiscalização dos hospitais para apurar as condições de atendimento à população, o que inclui o cumprimento das escalas de trabalho. O cidadão pode denunciar a falta de profissionais nas unidades de saúde por meio da Ouvidoria. A manifestação será analisada e encaminhada à Prosus.

FonteMPDFT

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...