Distritais defendem pautas de interesse da saúde do DF

Por Eder Wen

O tema da saúde pública no Distrito Federal foi trazido hoje (28) à Câmara Legislativa por diferentes deputados distritais. Gabriel Magno (PT) reclamou de uma decisão judicial que afetou negativamente o contracheque de servidores da área da saúde que acumulavam gratificações por até dois títulos de especialização. “Esses servidores estão sofrendo corte de 10% no salário por uma decisão judicial. Por isso é urgente que o governo encaminhe um projeto a esta Casa para recompor o salário desses trabalhadores”, defendeu.

Dayse Amarílio (PSB) saudou a volta das campanhas de vacinação e pediu mais contratações de profissionais de saúde. “A situação é grave. Nunca tivemos cobertura vacinal tão baixa, mas agora graças a deus o Zé Gotinha voltou”, disse a deputada. A falta de profissionais na Secretaria de Saúde foi outro ponto abordado pela distrital em seu pronunciamento.

“O concurso para agente comunitário de saúde está suspenso por solicitação do Tribunal de Contas e nem sabemos se ele vai acontecer mesmo, ou não. Outro concurso público que também precisa ser feito com urgência é para técnico de enfermagem”, alertou.

Chico Vigilante (PT) criticou a longa espera por uma cirurgia no Hospital de Base, gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGES). “São 32 mil pessoas aguardando na fila. A situação do IGES é uma tragédia. Como alertei várias vezes, ou a gente acaba com o IGES ou o IGES acaba com a saúde do DF. E eles estão efetivamente acabando com a saúde”, reclamou.

FonteCLDF

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...