18.5 C
Brasília
04 fev 2026 06:59

Mais de mil indígenas Yanomamis foram regastados em situação de extrema vulnerabilidade, diz secretário Weibe Tapeba

Hospital de campanha para reforçar assistência começa a ser montado nesta terça-feira (24), em Boa Vista

Por Fran Martins

Em coletiva de imprensa, Ricardo Weibe Tapeba, secretário de Saúde Indígena (SESAI), falou da estrutura que está sendo montada pelo Governo Federal, em parceria com as Forças Armadas, em Boa Vista (RR), para reforçar o atendimento à população Indígena Yanomami a partir desta terça-feira (24). Até agora, desde que a missão humanitária começou na região, mais de mil indígenas com graves problemas de saúde e situação de extrema vulnerabilidade já foram resgatados.

Segundo o secretário, os principais problemas de saúde identificados são desnutrição e malária.

“O cenário que encontramos é de guerra […] Hoje nós estamos implantando um hospital de campanha aqui em Boa Vista para resolvermos o problema de assistência dos indígenas que estão alojados na Casa de Apoio e também dando assistência aos indígenas que estão chegando”, afirmou.

Atualmente, mais de 700 pacientes estão recebendo atendimento na Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI) de Boa Vista. Um outro hospital de campanha também deve ser montado dentro do território indígena Yanomami, localizado na região Surucucu, possibilitando uma estrutura com profissionais, materiais e insumos necessários para a assistência necessária à população local.

O secretário ainda reforçou a importância das ações colaborativas com as Forças Armadas, Força Nacional do SUS e demais instituições na intensificação e ampliação das capacidades de assistência ao povo Yanomami. “Nós entendemos que uma ação interministerial é extremamente importante, porque nesse momento de emergência nos estamos focados em salvar vidas e a nossa intenção é que, a médio e longo prazo, consigamos resolver a remoção dos mais de 20 mil garimpeiros que existem dentro do território Yanomami”.

Ainda de acordo com Tapeba, o principal problema identificado no território é a presença dos garimpeiros que tem matado os rios, os peixes, tornando as comunidades indígenas reféns deste cenário. “Infelizmente os dados que apareceram são alarmantes, e acreditamos que há, inclusive, uma subnotificação muito grande e estamos organizando essa operação de coordenação das ações que estão sendo realizadas no território”.

Assistência humanitária

Nessa segunda-feira (23), o Ministério da Saúde enviou 12 profissionais da Força Nacional do SUS para a região. Eles ficarão concentrados em Boa Vista (RR), onde prestarão serviços na Casa de Saúde Indígena (CASAI) e no hospital de campanha que está sendo preparado pelo Governo Federal.

Desde a última segunda-feira (16), equipes da Pasta se encontram na região Yanomami, território indígena com mais de 30,4 mil habitantes. O grupo se deparou com crianças e idosos em estado grave de saúde.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...