19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:31

Economia do DF cresce pela sexta vez consecutiva

Houve crescimento em todos os grandes setores produtivos, com destaque para a agropecuária

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) divulgou o Boletim de Conjuntura do Distrito Federal referente ao terceiro trimestre deste ano, que analisa a atividade econômica, a situação inflacionária e o mercado de trabalho brasiliense. Além disso, foi apresentada a proposta de metodologia para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto do Distrito Federal (PIB-DF) trimestral, com os procedimentos dos cálculos e os métodos de tratamento dos dados.

A economia da capital federal avançou 4,2% no terceiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo trimestre de 2021, segundo dados do PIB-DF. O resultado é o sexto aumento consecutivo e o melhor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica. Pelo quarto período consecutivo, o percentual registrado no trimestre é superior ao nacional (3,6%) em termos de produção. No acumulado anual, o crescimento da economia distrital foi o maior da série histórica (4,3%), enquanto o país registrou alta de 3%.

A construção teve destaque no boletim por ser intensivo em mão de obra, refletindo positivamente sobre o mercado de trabalho local | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Setores de atividade econômica

O desempenho econômico do Distrito Federal no terceiro trimestre de 2022 é resultado da contribuição positiva de todos os grandes setores produtivos, especialmente a agropecuária (28%). A indústria (9,2%) e os serviços (3,7%) também apresentaram alta. No acumulado entre outubro de 2021 e setembro de 2022, a indústria (10,5%) se destacou entre os setores, seguida pela agropecuária (7,7%) e serviços (3,8%).

O setor de Serviços representa a quase totalidade da economia distrital (95,7%). O resultado positivo no terceiro trimestre de 2022 reflete o crescimento em todos os segmentos do setor, com destaque para informação e comunicação (37,6%), artes e cultura (19,9%) e transportes (13,7%). Na indústria, os segmentos que se destacaram são indústrias extrativas (11,5%) e construção (15,6%). Este último merece destaque por ser intensivo em mão de obra, refletindo positivamente sobre o mercado de trabalho local.

A criação de um indicador trimestral do PIB-DF, compatível com o Sistema de Contas Regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possibilitará melhor comparação da economia local com a nacional e, porventura, de outras unidades federativas

Em relação ao desempenho dos segmentos no acumulado anual, destaca-se o crescimento observado em informação e comunicação (31,2%), serviços domésticos (24%) e transportes (14,3%), nos serviços; e da construção (17,7%), que apresentou a maior alta no período e é a atividade de maior peso na indústria. Por outro lado, os segmentos de comércio (-0,2%) e atividades imobiliárias (-1,3%), nos serviços, registraram variações negativas. Nas atividades industriais, não houve retração acumulada em nenhum dos segmentos.

PIB-DF trimestral

O desenvolvimento do Produto Interno Bruto trimestral do Distrito Federal visa preencher uma lacuna estatística, apresentando um panorama da atividade econômica recente que permita analisar seu comportamento no curto prazo e subsidiar a formulação de políticas econômicas. A criação de um indicador trimestral do PIB-DF, compatível com o Sistema de Contas Regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possibilitará melhor comparação da economia local com a nacional e, porventura, de outras unidades federativas.

Atualmente, o instituto divulga trimestralmente o Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon-DF), que busca cobrir a defasagem temporal de dois anos do PIB anual da capital federal oferecendo uma estimativa de curto prazo por meio de indicadores de volume. Porém, o Idecon-DF se diferencia de outras metodologias de PIB trimestral devido à limitação das fontes de dados, à incompatibilidade com o PIB anual do DF, à exclusão dos impostos sobre produtos líquidos de subsídios do seu cálculo e à estimação apenas em volume sem ajuste sazonal.

Acesse o boletim completo e a apresentação no YouTube.
Acesse o sumário executivo e a nota técnica da metodologia do PIB-DF.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...