18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:05

Saúde disponibiliza teste rápido para sífilis no DF

Cresce o número de casos entre homens de 40 a 59 anos. Alerta para prevenção é reforçado neste sábado (15), dedicado à mobilização nacional de combate à doença

Há mais de 100 anos identificada pela medicina moderna, a bactéria da sífilis ainda causa muitos danos à sociedade. A infecção sexualmente transmissível pode gerar graves consequências à saúde, mas a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença são simples. No Distrito Federal, a situação preocupa principalmente em dois grupos: homens entre 40 e 59 anos, onde há registro de aumento de número de casos; e entre mulheres gestantes. É o que mostra o Boletim Epidemiológico da Sífilis 2022, que será divulgado no próximo dia 21.

“Mais do que falar sobre a importância da prevenção da sífilis, a campanha aproveita para divulgar a acessibilidade aos testes rápidos em locais mais próximos do usuário na rede pública de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado na plataforma intermediária da Rodoviária do Plano Piloto”Daniela Magalhães, gerente substituta de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis

Os dados do estudo norteiam a atuação da Secretaria de Saúde durante a campanha de conscientização Outubro Verde deste ano. Uma programação extensa é organizada com debates, palestras e atividades de incentivo à realização de exames preventivos. A proposta é esclarecer a população sobre as formas de prevenção e também de tratamento da doença.

“Mais do que falar sobre a importância da prevenção da sífilis, a campanha aproveita para divulgar a acessibilidade aos testes rápidos em locais mais próximos do usuário na rede pública de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado na plataforma intermediária da Rodoviária do Plano Piloto”, destaca a gerente substituta de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, Daniela Magalhães.

No Distrito Federal, a doença vem crescendo entre a população. Entre os anos de 2017 e 2021, foram notificados 9.813 casos de sífilis adquirida, 3.370 casos de sífilis em gestantes e 1.645 casos de sífilis congênita, que é quando a doença é transmitida de mãe para filho.

Quanto à sífilis adquirida, em 2021, foi observado um aumento no número de casos entre homens na faixa etária de 40 a 59 anos. No ano anterior, o maior número de casos aconteceu entre homens de 20 a 39 anos.

Segundo a gerente e também Referência Técnica Distrital (RTD) de Sífilis, todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois doença congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

“O teste deve ser feito na primeira consulta do pré-natal, no 2º e 3º trimestres da gestação, e no momento do parto, independentemente de exames anteriores. O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental”, explica Daniela Magalhães.

Doença

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode se manifestar em três estágios e os principais sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.

Hoje, a Gerência de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis vem promovendo a atualização dos profissionais de saúde para realização da técnica que permite tanto o diagnóstico quanto a avaliação e o tratamento para sífilis nas Unidades Básicas de Saúde. Além de estimular que os serviços de saúde promovam ações que ofertem testes rápidos, distribuição massiva de preservativos e atividades educativas para a população mais jovem e sexualmente ativa, na qual observa-se um crescimento no número de casos.

“Essas ações visam alertar a população para a gravidade da doença, formas de prevenção e tratamento, buscando focar no público-alvo, populações chaves e populações prioritárias. Combater a sífilis é uma responsabilidade de todos”, conclui.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...