20.5 C
Brasília
02 fev 2026 20:34

MPDFT vistoria serviços obstétricos do Hospital Regional de Santa Maria

Inspeção faz parte de procedimento instaurado para apurar denúncias de supostos casos de violência obstétrica

A Promotoria Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-vida) realizou, nesta segunda-feira, 8 de agosto, nova inspeção na unidade de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria (HRSM). Essa é a terceira vistoria no local. A iniciativa faz parte de procedimento instaurado pela promotoria para apurar denúncias de suposta violência obstétrica.

Na última visita, realizada em novembro de 2021, a equipe da Pró-vida recomendou algumas correções. De acordo com o assessor médico da Pró-vida, Márcio Souza, a nova visita verificou melhorias. Houve aumento no número de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Recomendamos cinco médicos por plantão. Esse número ainda não foi atendido. Hoje são três ou quatro, depende do dia, mas já estão em processo seletivo para novas admissões”, destacou. Também houve a contratação de fisioterapeutas para acompanhar as gestantes durante o trabalho de parto. “Isso é um diferencial no serviço de obstetrícia de Santa Maria”, enfatizou.

IMG 9710 600 x 400Foi criada uma comissão multidisciplinar para acompanhamento dos casos de lesões obstétricas. Atualmente, a média de casos do hospital encontra-se dentro do que a literatura científica aceita.Todos os bebês recebem acompanhamento de ortopedista e já saem avaliados e com o devido encaminhamento.

Em relação aos equipamentos e mobília, o hospital adquiriu o cardiotocógrafo, aparelho utilizado para avaliar a vitalidade fetal. Também foram compradas novas poltronas. A direção do hospital explicou que uma dificuldade para melhorar o serviço é a forma do contrato de gestão da Secretaria de Saúde com o Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF). “Ele não permite adquirir equipamentos novos. Para isso, é preciso pedir, por meio de emendas ou projetos, o aporte financeiro. Esse modo de gestão acaba tirando a autonomia”, explicou o médico da Pró-vida.

Atuação

A Promotoria recebeu reclamações sobre o atendimento prestado às gestantes e se reuniu com profissionais que atuam no hospital para conhecer as dificuldades enfrentadas pela equipe. As visitas do mês de maio e de novembro permitiram a elaboração de relatório com sugestões para a melhoria do serviço.

FonteMPDFT

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Destaques

Corrida de Reis: 53ª edição reúne mais de 30 mil pessoas, consagra campeões

Por Kleber Karpov A 53ª Corrida de Reis movimentou a...

Passagem aérea comprada? Veja os principais direitos do passageiro em voos nacionais e internacionais

Por Kleber Karpov O Instituto de Defesa do Consumidor do...

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...