24.5 C
Brasília
17 dez 2025 17:16

Serviços do GDF podem ser solicitados por quatro centrais de atendimentos

Cerca de 230 mil pessoas por mês buscam orientações pelos números 151, 156, 160 e 162

Por Catarina Lima

Quer solicitar a colocação de uma boca de lobo, a poda de uma árvore que ameaça a rede elétrica ou a reforma de calçadas? O pedido pode ser feito nos canais de atendimento do Governo do Distrito Federal (GDF). Cerca de 230 mil pessoas são atendidas por mês pelos canais de atendimento acessíveis por meio dos números 151, 156, 160 e 162.

Segundo a Secretaria de Economia, a central mais demandada é a 156, que recebeu, somente no mês de junho, 62 mil ligações, das quais 22 mil eram de pessoas procurando o serviço para fazer o Cadastro Único

Estes canais atendem moradores do Distrito Federal com demandas fiscais ou de saúde, bem como para registro de reclamações sobre serviços prestados, elogios e relações de consumo. O contato também pode ser feito pela internet. No mês de junho, foram recebidas 145 mil ligações nestes canais de atendimento, além de 51 mil que foram realizadas pelas atendentes pelos atendentes da Central.

De acordo com a Secretaria de Economia (Seec), responsável pela gestão do serviço, a central mais demandada é a 156, que recebeu, somente no mês de junho, 62 mil ligações, 22 mil eram de pessoas procurando o serviço para fazer o Cadastro Único.

A Central 156 disponibiliza nove opções de atendimento, com serviços distintos, como recadastramento do Bolsa Família, telematrícula e DF Alfabetizado, IPTU e IPVA, horários de ônibus, habitação, combate à violência contra a mulher, Disque Racismo, Disque Idoso e Na Hora, entre outros.

O interessado pode ligar de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos fins de semana, das 8 às 18h. Existe, ainda, o atendimento eletrônico oferecido pela Unidade de Resposta Audível (URA), que funciona 24 horas.

A população do DF pode solicitar serviços e acessar informações por canais de atendimento por telefone, presencial ou online | Foto: Divulgação

A Seec, gestora do serviço 156, destaca que a Central de Atendimento é um meio prático, ágil e de baixo custo, considerando o grande alcance que proporciona aos habitantes do Distrito Federal. Além disso, o cidadão tem acesso, por telefone, às informações necessárias para a utilização dos serviços ofertados pelo GDF.

No telefone 160, da Secretaria de Saúde (SES), o serviço mais demandado é a Central de Marcação de Consultas e Exames, com uma média de 35 mil ligações mensais. O canal disponibiliza opções de atendimento para serviços como agendamento para doação de sangue (Hemocentro), doação de leite materno e para a Farmácia de Componente Especializado – (farmácia de alto custo).

No telefone 160, da Secretaria de Saúde, o serviço mais demandado é a Central de Marcação de Consultas e Exames, com cerca de 35 mil ligações mensais

A Ouvidoria do Distrito Federal, que pode ser contactada pela Central 162, é destinada a fornecer informações e receber sugestões, denúncias, elogios, reclamações e solicitações. O canal facilita o acesso do cidadão ao serviço de Ouvidoria, pois recebe ligações de telefones fixos e celulares de forma gratuita.

Pela Central pode ser feito o registro de demanda e a verificação da resposta dada pelo órgão, caso o cidadão tenha dificuldade de acessar o e-mail para acompanhar o andamento dos pedidos. É nesse canal de atendimento que uma pessoa pode solicitar serviços como consertos de calçadas, limpeza de bueiros e conserto de buracos em vias. O horário de atendimento é de segunda a sexta, de 7h às 21h e, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

É possível acessar serviços da Ouvidoria pela internet (clique aqui), onde o próprio cidadão pode registrar seu pedido e anexar fotos, vídeos e outros arquivos. Também é oferecido atendimento presencial nas unidades de ouvidoria de cada órgão (veja aqui a lista de endereços das ouvidorias do GDF). A Central 162 ainda oferece atendimento em Libras para pessoas com deficiência auditiva (acesse aqui). Para mais informações sobre os canais de atendimento de Ouvidoria, clique aqui.

O número 151, do Procon, fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h e, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h, tanto ara consumidores quanto para fornecedores. A lista completa dos serviços dos serviços prestados pelas quatro centrais do GDF pode ser verificada neste link.

APIB manifesta indignação após assassinato de colaborador do Ibama no Pará

Por Kleber Karpov A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil...

Assessor de Rodrigo Bacellar é exonerado após operação da Polícia Federal

Por Kleber Karpov O presidente em exercício da Assembleia Legislativa...

STF forma maioria contra marco temporal em julgamento sobre validade da Lei 14.701/2023

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta...

STF forma maioria de votos contra marco temporal de terras indígenas

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria...

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Destaques

APIB manifesta indignação após assassinato de colaborador do Ibama no Pará

Por Kleber Karpov A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil...

Ibaneis Rocha e Celina Leão tornam sonho da casa própriauma realidade para mais 140 famílias no Sol Nascente

Por Kleber Karpov O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha...

SAMia: Aplicativo gratuito de inteligência artificial fortalece cuidado em saúde mental no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Assessor de Rodrigo Bacellar é exonerado após operação da Polícia Federal

Por Kleber Karpov O presidente em exercício da Assembleia Legislativa...

Saúde reforça protocolos de manejo de diabetes gestacional após novas diretrizes da OMS

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...