24.5 C
Brasília
03 fev 2026 13:07

Hospital de Base reforça ações de prevenção de acidentes

Iges-DF encampa movimento nacional que neste mês promove atividades para mostrar a importância da segurança no trabalho

Por Thays Rosário
Todo cuidado é pouco para que não ocorram acidentes de trabalho nas unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). É essa a mensagem que está sendo reforçada pela direção da instituição neste Abril Verde, mês em que em todo o País são feitas ações para mostrar a importância da prevenção de acidentes nos ambientes de trabalho.
O Hospital de Base já aderiu ao movimento. O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do instituto criou o Ponto de Apoio aos colaboradores e o Mural do Abril Verde, todos voltados para orientar os colaboradores sobre medidas preventivas, especialmente nestes tempos de pandemia.
“Entre os valores do instituto está a segurança de todos os colaboradores”, destaca Caio Oliveira Martines, gerente de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho do Iges-DF. “Por isso, queremos reforçar o valor do trabalho seguro.”

Ponto de Apoio

O Ponto de Apoio, que funcionou até terça-feira (6) no Pronto-Socorro, na próxima segunda (12) estará instalado ala das UTIs do hospital e, a partir de 19 de abril, ficará na entrada do Centro Cirúrgico.
Ali os profissionais de saúde recebem máscaras, luvas e capotes. Junto com esses de equipamentos de proteção individual (EPIs), ouvem dicas sobre como usar e descartar corretamente esses materiais.
Os profissionais podem ainda preencher um formulário on-line para avaliar o atual sistema e sugerir medidas de segurança nas unidades do Iges-DF.

Mural Abril Verde

O Mural Abril Verde está afixado em frente à sala do Sesmt. Ele apresenta as diretrizes da Norma Regulamentadora nº 32, que trata de medidas de proteção aos trabalhadores que atuam em estabelecimentos de saúde. Entre as normas, destacam-se:
• Não reencapar agulhas manualmente
• Não usar adornos no ambiente hospitalar
• Não utilizar pias para fins diversos

• Fazer a paramentação e a desparamentação de equipamentos de proteção individual (EPIs) da forma correta

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Por Kleber Karpov Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito...

Destaques

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Hackathon: 128 inscritos entram na disputa por soluções para modernizar o Participa DF

Por Redação O 1º Hackathon em Controle Social do Governo...