27.5 C
Brasília
27 abr 2024 14:32


CLDF aprova projeto que obriga GDF a publicar, na internet, lista de pacientes aguardando atendimento

Texto obriga o Executivo a divulgar também dia e horário marcados para o procedimento

O plenário da Câmara Legislativa aprovou projeto de lei obrigando o Governo do Distrito Federal a divulgar na internet as datas e horários previstos para consultas, exames e demais procedimentos da rede pública de saúde.

A publicação na rede mundial de computadores da chamada “demanda reprimida” da saúde vai permitir que os pacientes possam acompanhar a situação e cobrar, dando mais transparência ao processo.

“Estamos todos batalhando por mais transparência, e na saúde, área tão sensível, essa transparência tem que chegar primeiro”, avaliou o deputado que apresentou a proposta, Claudio Abrantes (Rede).

De acordo com o projeto 1.508/2013, a publicação deverá conter o número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do paciente, a especialidade médica, o dia e a hora do procedimento a ser realizado.

Caso os procedimentos não sejam realizados no dia marcado, eles deverão ser remarcados para o próximo dia útil, seguindo a ordem cronológica.

Transparência

O DF já tem hoje uma plataforma de transparência do governo que permite à população consultar as escalas da saúde – quais profissionais devem estar no posto de trabalho por região e especialidade. O novo projeto deve aumentar o nível de informação disponível para a comunidade.

“Esse projeto pretende reduzir a sensação que a população tem de que está esquecida e sem previsão de atendimento na rede pública. Se for marcado o procedimento, ele terá de estar disponível. E se não está, o paciente tem como cobrar o motivo”, completou Abrantes.

O projeto será agora encaminhado para o governador, que terá prazo de 15 dias para sancionar ou vetar o texto.

O texto dá ainda prazo de 45 dias para o Executivo regulamentar a aplicação da lei.

Fonte: Blog do Callado

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever