22.5 C
Brasília
29 abr 2024 01:12


Ex-gestores se reúnem para homenagear os 15 anos do SAMU-DF

Diretores, gerentes e chefes de núcleos recordaram o tempo à frente do serviço

Por Leandro Cipriano

Agosto é um mês especial para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-DF). Foi quando os serviços pré-hospitalares da corporação foram oficialmente inaugurados no Distrito Federal, em 2005. Quinze anos depois, é impossível pensar nos atendimentos da rede pública de saúde sem o suporte desse serviço, especialmente durante a pandemia.

Para recordar todos os anos de dedicação à população, ex-diretores, ex-gerentes e ex-chefes de núcleos do Samu se reuniram, nesta sexta-feira (14), para homenagear a corporação, seus servidores e o trabalho árduo na linha de frente contra a Covid-19. Somente em 2020, foram mais de 452 mil atendimentos prestados até julho, entre urgências e emergências.

“Sinto-me honrado, porque estou no período em que fomos mais demandados na nossa história, por conta da pandemia. Foi uma prova de fogo, mas mostramos a essencialidade do serviço. Nos seus 15 anos de existência o Samu foi conquistando seu espaço, em uma construção progressiva. Hoje, é inimaginável pensar atendimentos pré-hospitalares sem ele”, afirmou o atual diretor da instituição, Alexandre Garcia.

O diretor geral do Complexo Regulador de Saúde, Petrus Sanchez, que esteve à frente do Samu entre novembro de 2018 a fevereiro de 2019, elogiou o empenho e excelente resposta dada pela corporação neste momento, principalmente porque o Distrito Federal passa agora pelo platô de casos do novo coronavírus.

“É com muito apreço, carinho e orgulho que vejo o que o Samu tem feito durante a pandemia. Desde 2010, quando iniciei nele minhas atividades como médico regulador, que sinto muita felicidade em fazer parte dessa equipe. E tal como um pai que vê seu filho crescer, vejo o Samu chegar aos seus 15 anos como uma parte fundamental da Secretaria de Saúde, principalmente agora”, comentou Petrus Sanchez.

Para o médico Rodrigo Caselli, que ficou mais de nove anos à frente da corporação, saindo em 2015, voltar ao Samu hoje foi gratificante. “Percebi que ficou o legado de pessoas comprometidas com o serviço, com equipes pró-ativas, que mantiveram a identidade do Samu. Por isso ele se firmou como um serviço de excelência, colocando o paciente em primeiro lugar”, destacou.

Programação

O encontro de ex-gestores deu início a programação de eventos que serão realizados ao longo da próxima semana, que inclui a apresentação de vídeos de servidores e pacientes atendidos, até a celebração oficial do aniversário de 15 anos do Samu, comemorado no dia 24 de agosto.

No dia, é esperada a inauguração de uma nova base da corporação, no Recanto das Emas. Além disso, os servidores também celebrarão, a partir das 20h, o aniversário do Samu no Arena Drive Multicultural, novo espaço drive-in instalado no ginásio Nilson Nelson.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever