Secretaria de Saúde amplia carga horária, para 40 horas, de 276 servidores da saúde do DF

Ampliação de carga horária aumenta capacidade de atendimento de pacientes com Covid-19 unidades nas regiões de saúde Sul, Norte, Leste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul

Por Kleber Karpov

Na sexta-feira (3/Jul), a Secretaria de Estado de Saúde do  DF (SES-DF), anunciou a ampliação de carga horaria para 276 servidores, de 20 para 40 horas semanais. Os nomes dos contemplados foram publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Medida foi comemorada e deve ampliar a capacidade de atendimento de pacientes vítimas do coronavírus (Covid-19).

Dentre as categorias beneficiadas estão médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, Auxiliares Operacionais de Serviços Diretos (AOSDs) e farmacêuticos ampliam em 5.520 horas, a capacidade de atendimento pela SES-DF.

“Com o recebimento de 150 novos respiradores e a abertura de mais leitos, o governo decidiu ampliar a carga horária dos servidores capacitados para o serviço, assegurando uma assistência melhor aos pacientes durante a pandemia”, explicou o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

Na rede social, Instagram, o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), agradeceu ao governador, Ibaneis Rocha (MDB) e a Araújo, por atender ao pedido de ampliação de carga horária dos servidores públicos da SES-DF.

Outro a comemorar foi o diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), Newton Batista. Para o sindicalista, a SES-DF reforça a capacidade de atendimento aos pacientes com Covid-19. A categoria teve 142 técnicos em enfermagem, entre os 276 profissionais de saúde, com carga horaria ampliada.

“Essa é uma reivindicação que temos feito a tempos, sobretudo nesse momento de pandemia. Com a ampliação de carga horária aos 142 técnicos em enfermagem, a Secretaria aumentou aí, 2.840 horas em diversas especialidades nas unidades hospitalar, com profissionais capacitados e treinados para lidar com a pandemia. Algo que certamente dará mais resultado que a realização de contratações temporárias.”, disse Batista.

Reforço

Em maio, a SES-DF, ampliou a carga horária de 108 servidores de diversas categorias da Saúde, além de Araújo anunciar, em junho, a contratação emergencial de ao menos 900 profissionais de saúde para ajudar a conter a pandemia do Covid-19.

Também na última semana, a Secretaria de Estado de Economia do DF, também divulgou a autorização para realização de concurso público para preenchimento de 915 vagas para agentes de saúde. Dessas, 100 para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 915 para Agentes de Vigilância Ambiental (AVAS).

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...