Secretaria de Saúde amplia carga horária de 108 servidores para 40 horas semanais no DF

281
Print Friendly, PDF & Email

Ao todo, 218 servidores tiveram ampliação de carga horaria em 2020

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), ampliou para 40 horas semanais, a carga horária de 108 servidores da pasta. A iniciativa vista, reforçar a assistência à população do DF, diante da pandemia do coronavírus (Covid-19). Apenas no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), hospital referência para tratar o Covid-19, 20 profissionais de saúde foram contemplados.

No HRAN, 15 servidores são responsáveis por cuidar dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desses, 11 são técnicos e três auxiliares em enfermagem, além de uma enfermeira obstetra. Também foram contemplados, quatro servidores são Auxiliares Operacionais de Serviços Diretos (AOSDs), que trabalham na patologia clínica e farmácia, enquanto outro é técnico de laboratório.

De acordo com a SES-DF, também foram beneficiados, servidores dos hospitais regionais de Taguatinga (HRT), Gama (HRG), Sobradinho (HRS), Samambaia (HRSAM), também do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e São Vicente de Paulo.

Servidores que atuam no Complexo Regulador do Distrito Federal (CRDF), nas subsecretarias de Logística e Vigilância em Saúde da SES, além de unidades das regiões Norte, Sudoeste, Sul e Centro-Sul, entre outros locais, também estão entre locais com servidores contemplados com a ampliação de carga horaria para as 40 horas semanais.

As informações contendo relação de servidores contemplados com os respectivos locais de trabalho foram publicados, na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (25). Com os 108 profissionais de saúde, 2.160 horas a mais de atendimento serão ofertadas em diversas especialidades a partir da data da publicação da medida.

Reação

O deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), responsável por cobranças do governo, em relação a concessão da ampliação da carga horária para 40 horas, de modo a ampliar a capacidade de atendimento da SES-DF, sobretudo com a crise da pandemia do coronavírus, agradeceu a iniciativa do governador do DF.

“Nesse momento de crise do coronavírus, termos a ampliação das 40 horas é extremamente importante. São mais de 100 servidores que certamente vão ajudar a melhorar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde. O governador, está de parabéns pela iniciativa e por ouvir a nossa reivindicação.”, disse Vianna.

Ampliações

Nesse ano, a SES-DF ampliou a carga horária de 258 servidores, de 20 para 40 horas semanais de trabalho. Somando as concessões de ampliação de carga horárias de 2019 (576), durante a gestão do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), ao todo, 834 foram beneficiados.

Fonte: Jorge Vianna