27.5 C
Brasília
27 abr 2024 15:14


Quarto Círculo: MPDFT e PCDF investigam suspeitas de crimes em contratos do IGESDF durante gestão de Rollemberg

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado – Cecor/PCDF, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde – Prosus/MPDFT e Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social – Prodep/MPDFT, com apoio da Controladoria Geral da União – CGU, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (26), a Operação Quarto Círculo, com o objetivo de apurar supostas irregularidades na contratação de serviços continuados com a disponibilização de licença de uso de solução de Gestão Hospitalar para o Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal – IGES/DF.

Parte das irregularidades foram apontadas em Nota Técnica elaborada pela CGU, em inspeção realizada nos contratos da pasta. Verificou-se que o chamamento público, realizado em julho de 2018, apresentou diversos indícios de direcionamento visando a contratação da solução fornecida pela empresa contratada. Durante as investigações, ficou evidente o vínculo entre as empresas que participaram do certame a indicar a apresentação de proposta-cobertura, inexistência de disputa real de preços, visando contratação em sobrepreço, bem como combinação quanto ao vencedor do certame.

Para tanto, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo alvos a empresa contratada e residências, nas cidades de Brasília/DF e Recife/PE, a fim de identificar elementos probatórios que irão subsidiar as investigações em andamento, que visam apurar a prática dos crimes de peculato, estelionato contra a administração pública e associação criminosa. A medida contou com apoio operacional da Polícia Civil do Estado de Pernambuco – PCPE.

O termo Quarto Círculo, que dá nome à operação, é uma referência ao local destinado aos gananciosos, no livro Divina Comédia de Dante Alighieri. As investigações ainda estão em curso.

Fonte: PCDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever