26.5 C
Brasília
19 mar 2026 18:44

Quarto Círculo: MPDFT e PCDF investigam suspeitas de crimes em contratos do IGESDF durante gestão de Rollemberg

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado – Cecor/PCDF, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde – Prosus/MPDFT e Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social – Prodep/MPDFT, com apoio da Controladoria Geral da União – CGU, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (26), a Operação Quarto Círculo, com o objetivo de apurar supostas irregularidades na contratação de serviços continuados com a disponibilização de licença de uso de solução de Gestão Hospitalar para o Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal – IGES/DF.

Parte das irregularidades foram apontadas em Nota Técnica elaborada pela CGU, em inspeção realizada nos contratos da pasta. Verificou-se que o chamamento público, realizado em julho de 2018, apresentou diversos indícios de direcionamento visando a contratação da solução fornecida pela empresa contratada. Durante as investigações, ficou evidente o vínculo entre as empresas que participaram do certame a indicar a apresentação de proposta-cobertura, inexistência de disputa real de preços, visando contratação em sobrepreço, bem como combinação quanto ao vencedor do certame.

Para tanto, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo alvos a empresa contratada e residências, nas cidades de Brasília/DF e Recife/PE, a fim de identificar elementos probatórios que irão subsidiar as investigações em andamento, que visam apurar a prática dos crimes de peculato, estelionato contra a administração pública e associação criminosa. A medida contou com apoio operacional da Polícia Civil do Estado de Pernambuco – PCPE.

O termo Quarto Círculo, que dá nome à operação, é uma referência ao local destinado aos gananciosos, no livro Divina Comédia de Dante Alighieri. As investigações ainda estão em curso.

Fonte: PCDF

Destaques

Ibaneis Rocha autoriza início de nova fase das obras no Teatro Nacional, com reforma da Sala Villa-Lobos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Brasília receberá fórum nacional que debate o papel dos fundos públicos no Brasil

Por Kleber Karpov Brasília deve sediar, entre os dias 1º...

CCJ aprova relatoria de Marangoni que torna imediata prisão de agressores que descumprem medida protetiva

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça e...

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mobilização da Enfermagem surte efeito esperado e PEC 19 avança no Senado, afirma Jorge Vianna

Por Kleber Karpov A negociação para a votação da Proposta...