Covid-19: Secretaria cria Comitê de Monitoramento à Saúde dos Servidores do DF

Objetivo é acompanhar ações e implementar estratégias focadas na segurança dos profissionais que atuam no combate à Covid-19

Com foco em uma categoria que, pela atuação na linha de frente de combate ao coronavírus, se encontra exposta a riscos, a Secretaria de Saúde (SES) lançou o Comitê de Monitoramento à Saúde dos Servidores no Enfrentamento da Covid-19. A instituição do grupo de trabalho foi publicada na edição de sexta-feira (22) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O objetivo é normatizar, monitorar e direcionar a implementação de estratégias que visem à integração de ações de prevenção, atenção e vigilância à saúde desses profissionais.

“A ideia é oferecer um suporte, um apoio às regiões de saúde, às unidades de referência distrital”, resume a subsecretária de Gestão de Pessoas da SES, Silene Almeida. “Precisamos cuidar dos nossos servidores que estão na linha de frente, porque eles são essenciais nesse momento de pandemia.”

A testagem massiva dos servidores, informa a subsecretária, tem possibilitado identificar os casos positivos de Covid-19, proporcionando condições de proteger o profissional e cuidar dele na fase inicial da doença, para evitar que o vírus seja transmitido aos outros colegas, já que a grande maioria é assintomática.

Segundo Silene, o comitê vai integrar o Núcleo de Medicina do Trabalho (NMT) local, que monitora a saúde ocupacional do trabalhador, com controle de infecção hospitalar, e a Gerência de Enfermagem – área a concentrar os profissionais que mais se contaminam. “Precisamos integrar os serviços para ter resultados melhores”, ressalta.

Atribuições do comitê

  • Elaborar o plano de trabalho em nível central com as orientações e diretrizes a serem desenvolvidas nos níveis locais.
  • Acompanhar a execução das atividades e metas previstas no plano de trabalho.
    Monitorar a existência e disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPIs) na rede.
  • Coordenar as ações de apoio científico e de desenvolvimento estratégico voltadas à capacitação dos servidores para contenção da disseminação da Covid-19 entre os profissionais de saúde.
  • Apresentar semanalmente ao Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE Covid-19) o consolidado dos relatórios enviados pelos comitês locais.
  • Monitorar o quantitativo de profissionais acometidos pela Covid-1.
    Fomentar a criação dos comitês locais e realizar visitas in loco às unidades de saúde da rede.

Fonte: Agência Brasília

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...