27.5 C
Brasília
27 abr 2024 15:25


1,43% das pessoas deram positivo para Covid-19 no primeiro dia de teste em massa no DF

Ao todo, 3.196 testes foram realizados em cinco localidades do Plano Piloto e de Águas Claras

Por Kleber Karpov

No primeiro dia da testagem em massa (14/Abr), realizada pelo GDF, para detecção infecção por coronavírus (Covid-19). Atendidas dentro dos veículos, por meio do sistema drive thru, 46 pessoas, equivalente a 1,43% das 3.196 testadas, tiveram resultados positivos para a Covid-19. Os resultados foram disponibilizados em 30 minutos.

Com o atendimento realizado, por ordem de chegada, para evitar aglomerações, as pessoas passaram por triagem para medição de temperatura, pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBM-DF). Em seguida, aqueles com febre ou sintomas da Covid-19, fizeram a coleta da gota de sangue do usuário com servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

Para o secretário de saúde, Francisco Araújo, foi possível ampliar a testagem à população do DF, porque “Brasília tomou todas as providências, antecipadamente, para enfrentarmos o coronavírus e propiciar assistência adequada às vítimas da Covid-19”. De acordo como gestor, pacientes diagnosticado com a Covid-19, em situação grave, deve ser direcionado ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

De acordo com fonte de Política Distrital (PD), sob sigilo de identidade, na segunda-feira (20/Abr), o HRAN contava com cinco pacientes em ventilação mecânica. Outros 25 pacientes também estavam na unidade, desses, 14 casos confirmados, 11 em investigação.

Testagem para Covid-19

No momento, as testagens são realizadas no Estádio Mané Garrincha; os estacionamentos 4, 6, 11 e 13 do Parque da Cidade; a residência oficial do Governador; além das universidades Unieuro e Uniplan, na Região Administrativa (RA) Águas Claras. Ambas as RAs com maiores índices de casos confirmados da Covid-19, no DF.

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos pontos determinados pela pasta. A expectativa é de que mais locais sejam abertos nos próximos dias. Para quem compareça aos locais de testagem, é necessário levar documento de identidade e comprovante de residência.

Meta

Com um total de 914 casos confirmados, e 24 óbitos, o DF já realizou, até o momento, um total de 15.091 testes para diagnosticar a Covid-19. No entanto, com o início da chegada dos kits de testes, o GDF pretende testar cerca de 10% da população do DF.

Em 8 de abril, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou o recebimento de 300 mil kits de testes rápidos, para realizar a testagem da população. Na última semana, por sua vez, o secretario de saúde também publicitou a compra, com dispensa de licitação, de 560 mil testes rápidos, o que soma um total de 860 mil testes a serem realizados para a detecção da covid-19.

A intenção de Rocha é garantir que cerca de 10% da população do DF, seja testada para a Covid-19, de modo a segurança para que o governador possa reverter o processo de isolamento social da população. Vale observar que, de acordo com o chefe do Executivo, o governo estima que cerca de 30% da população do DF, equivalente a cerca de 1 milhão de brasilienses, pode já estar contaminada com o coronavírus

Com informações de Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever