22.5 C
Brasília
01 fev 2026 23:13

Odontologia entra para a lista de especialidades de residência multiprofissional no DF

Foram ofertadas oito vagas. Matrículas devem começar em abril

Por Alline Martins

O Programa de Residência Multiprofissional em Rede: Terapia Intensiva acaba de ganhar mais uma especialidade profissão em sua composição: a odontologia. Em seu terceiro ano, o programa, até então, era formado por enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

“Com a regulamentação da necessidade de dentistas dentro da UTI, incluiu-se a profissão da residência multiprofissional. A equipe de odontologia já está organizada desde o ano passado dentro das UTIs e, com isso, conseguiu ter preceptor de odontologia”, frisa a coordenadora da Residência Multiprofissional, Cibelle Antunes Fernandes.

Na primeira seleção, foram oferecidas oito vagas, onde 43 dentistas se interessaram e se inscreveram. “O resultado está prestes a ser publicado no Diário Oficial do DF e as matrículas começam logo em seguida”, conta Cibelle. Ao todo, o Programa de Residência Multiprofissional em Rede: terapia intensiva conta com 91 vagas.

São dois anos de residência e o estudante passa por atividades práticas e teóricas. “A proposta do programa é fazer rodízio na rede. No primeiro ano os alunos passam pela UTI de média complexidade e no segundo, para a alta complexidade. Com isso, eles passam por três grandes hospitais da rede”, detalha a coordenadora.

Participam do programa os hospitais regionais da Asa Norte, Ceilândia, Taguatinga, Santa Maria, da Região Leste e o Instituto Hospital de Base. “Dentistas do Hospital Regional de Santa Maria ajudaram a trazer a profissão para o programa, montando cronograma e processo pedagógico”, diz Cibelle.

Importância

Para o chefe da residência de UTI, Marcos Pains, essa inclusão será importante para “formação de mão de obra especializada em uma área carente e de grande necessidade no serviço público”. E completa: “Haverá padronização do atendimento em todas as unidades participantes, aumento no investimento em pesquisa científica e maior qualificação do quadro de servidores da secretaria.”

Atualmente, 13 dentistas atuam em UTIs em nove hospitais da rede pública de saúde.

Fonte: Agência Saúde-DF

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...