22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:00

Caos na Saúde: Técnicos em Enfermagem estão com sobrecargas de atendimentos de pacientes nos hospitais do DF

Hospitais de Taguatinga, Asa Norte, Gama e UPA de Ceilândia estão entre unidades que excedem o número de pacientes assistidos por profissional de enfermagem

Por Kleber Karpov

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF) denunciou, na segunda-feira (25/Set), o caos a que estão submetidos os profissionais de enfermagem no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). O excesso de quantidade de pacientes a serem atendidos por um único profissional, expandiu, inicialmente do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), para outras unidades de saúde do DF.

Ao publicar um vídeo denúncia na rede social, Facebook, o vice-presidente do SINDATE-DF, Jorge Vianna, foi convidado, por servidores a constatar a existência do problema, também, em outras unidades, a exemplo do Hospital Regional do Gama (HRG) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia. Para o dirigente sindical, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) transformou em rotina o que deveria ser exceção.

“Visitamos o HRAN na segunda-feira e constatamos o mesmo problema encontrado há poucos meses no HRT. Os técncios em enfermagem escalados estão sendo obrigados a cuidar de 20 pacientes, algo que foge a qualquer protocolo de segurança tanto para os pacientes quanto para o próprio servidor.”

Em relação à UPA Ceilândia, Vianna criticou as condições da Sala Verde, ambiente criado para acolher pacientes. De acordo com o sindicalista, o espaço é abafado e muito quente, o que colabora para piorar o quadro do paciente.

“Essa situação levou os profissionais a internarem os pacientes em cadeiras e macas improvisadas no corredor em frente a tal sala verde, sem estrutura nenhuma, com homens e mulheres no mesmo lugar, abafado e quente, por mais de três dias.”, criticou.

Segundo o sindicalista, o SINDATE-DF deve manter visitas regulares nas unidades de saúde do DF para constatar as condições que os profissionais de enfermagem são submetidos a trabalhar. “Vamos visitar todos os hospitais e além de publicar nas redes sociais para mostrar à população do DF as condições que os profissionais de saúde são submetidos e o perigo que eles [os pacientes] correm internados sob essas condições, também vamos denunciar caso-a-caso para o Ministério Público do DF [e Territórios (MPDFT)], para ver se tomam alguma providência.

Ao vivo no hospital Hran. PS lotado com 20 pacientes cada técnico. Isso nos hospitais públicos é rotina. Não dá pra continuar nessa situação. Contratações imediatas! Chama concursados governador!

Posted by Jorge Vianna on Monday, September 25, 2017

A outra parte

Questionados sobre a sobrecarga dos técnicos em enfermagem, a SES-DF, por meio da assessoria de comunicação sugeriu que o problema é pontual, em algumas unidades.

“A Secretaria de Saúde informa que as emergências dos hospitais da rede pública trabalham no esquema de “portas abertas”. Pontualmente, algumas unidades podem sofrer com a alta demanda pela procura do serviço. Por isso, as unidades possuem a classificação de risco, que prioriza o atendimento dos casos de emergência/urgência e reorganiza o fluxo daqueles pacientes classificados em verdes e azuis para as unidades básicas de saúde, onde o atendimento poderá ser por agenda aberta ou marcado. Estima-se que 70% dos atendimentos feitos nas emergências e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) poderiam ser resolvidos na atenção primária, ou seja, numa estrutura de atendimento direto ao cidadão e mais eficaz do que o emergencial.”.

Concurso público

Política Distrital (PD) também questionou se a SES-DF pretende nomear novos profissionais de saúde, uma vez que ainda há concursados aguardando convocação.

A Secretaria recorreu à limitação da Lei de Responsabilidade Fiscal para justificar a ausência de servidores nas unidades de saúde do DF.

 “A Secretaria de Saúde vem adotando diversas providências para suprir o déficit de profissionais na rede pública, como contratação de servidores efetivos e temporários, além do dimensionamento da força de trabalho. Mas esse déficit só pode ser resolvido dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Hoje, o gasto de pessoal na Secretaria de Saúde já corresponde a cerca de 80% do orçamento total. Desde janeiro de 2015, foram realizadas mais de 5 mil convocações e aproximadamente 4 mil servidores foram efetivamente contratados, já que 20% não tomaram posse. Em 2016, foram nomeados 2.767 servidores, dos quais 2.051 tomaram posse. Em 2017, mais 1.255 candidatos aprovados já foram convocados em diversos cargos e especialidades.”.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...