Moraes suspende visitas a Bolsonaro na prisão domiciliar

Ministro amplia restrições após ex-presidente divulgar carta por meio de terceiros

Por Kleber Karpov

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu nesta sexta-feira que o ex-presidente Jair Bolsonaro receba visitas pelo prazo de 30 dias. A medida foi tomada após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicar uma carta escrita pelo pai em suas redes sociais, o que foi considerado um descumprimento de ordens judiciais anteriores relacionadas à prisão domiciliar do ex-mandatário.

A decisão de Moraes baseia-se na violação da determinação que proibia Bolsonaro de utilizar redes sociais, inclusive por meio de terceiros. A divulgação da carta com teor político-eleitoral foi o estopim para o endurecimento das regras impostas ao ex-presidente.

Segundo o ministro, a observância das medidas cautelares é uma condição obrigatória para a manutenção do benefício da prisão domiciliar. O descumprimento, portanto, justificou a imposição de novas e mais severas sanções. “Patente, portanto, o desrespeito de Jair Bolsonaro à medida cautelar, cuja fiel observância é requisito obrigatório para o cumprimento da prisão domiciliar humanitário”, afirmou Moraes no despacho.

Novas proibições

Além da suspensão geral, Moraes ampliou as restrições, proibindo Bolsonaro de receber visitas com finalidade político-eleitoral até o término das eleições de outubro. O ex-presidente também foi vedado de divulgar manifestos dessa natureza por qualquer meio de comunicação.

A decisão manteve a proibição específica de 90 dias para visitas de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro. Consequentemente, um pedido da defesa para que Bolsonaro recebesse o presidente da Argentina, Javier Milei, deve ser negado, dado o novo quadro de restrições.

As medidas foram impostas no mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia se manifestado favoravelmente à manutenção da prisão domiciliar de Bolsonaro. A defesa havia formalizado o pedido para a visita de Milei pouco antes da publicação do novo despacho do STF.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Manifestantes pedem bomba atômica dos EUA no Brasil em ato de Flávio Bolsonaro

Por Kleber Karpov Apoiadores do candidato à Presidência da República...

Desmatamento atinge menor nível histórico na Amazônia e no Cerrado

Por Kleber Karpov O ministro do Meio Ambiente e Mudança...

Trabalho infantil cai 9,2% no Brasil e atinge 1,5 milhão de jovens em 2025

Por Kleber Karpov O contingente de crianças e adolescentes de...

Lula eleva para R$ 450 milhões repasse para inovação das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Por Kleber Karpov A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação,...

Celina Leão participa de corrida no Parque da Cidade e convoca eleitores para votação

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Celina Leão lidera motocarreata em Brasília e convoca militância para reta final

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Lula com 46,4% ultrapassa Flávio Bolsonaro com 44,6% e mantêm empate técnico no segundo turno

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Destaques

Manifestantes pedem bomba atômica dos EUA no Brasil em ato de Flávio Bolsonaro

Por Kleber Karpov Apoiadores do candidato à Presidência da República...

Desmatamento atinge menor nível histórico na Amazônia e no Cerrado

Por Kleber Karpov O ministro do Meio Ambiente e Mudança...

Trabalho infantil cai 9,2% no Brasil e atinge 1,5 milhão de jovens em 2025

Por Kleber Karpov O contingente de crianças e adolescentes de...

Lula eleva para R$ 450 milhões repasse para inovação das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Por Kleber Karpov A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação,...

Pesquisa Igape: Celina Leão lidera disputa ao GDF com 60,7% dos votos válidos contra 39,3% de Leandro Grass

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...