Por Kleber Karpov
A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas) anunciou, na terça-feira (6/Mai), a ampliação do programa Preparo do Solo 2026, com previsão de abertura de inscrições a partir de 11 de maio (11/Mai) que deve atender entre 600 e 800 famílias de agricultores. Executada pela Secretaria da Agricultura (Seagri) e pela Emater-DF, a iniciativa visa fortalecer a produção rural ao oferecer, gratuitamente, serviços de mecanização para produtores em situação de vulnerabilidade, como assentados da reforma agrária e agricultores familiares.
Expansão e critérios do programa
A nova edição do programa, cujo edital será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, é direcionada a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e vinculadas à Emater-DF. A política pública, criada em 2024, atendeu 55 famílias em sua primeira execução, no ano de 2025, e agora projeta um alcance significativamente maior para a próxima safra.
“Estamos soltando esse edital para apoiar quem vive da terra, garantindo o preparo do solo para o plantio de forma totalmente gratuita, com apoio da Emater e da Seagri. São mais de 600 famílias que serão atendidas”, afirmou Celina Leão ao observar que o suporte vai além da mecanização, incluindo o fornecimento de insumos necessários ao plantio. “A gente não só prepara o solo, como também leva toda a parte de preparo e plantio”, completou.
Viabilização da produção
A ação é considerada essencial para viabilizar a atividade no campo, especialmente para agricultores que não possuem recursos para arcar com os custos iniciais. Segundo o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, o GDF garante a gratuidade do serviço para impulsionar o começo do ciclo produtivo de cada propriedade beneficiada. “O GDF garante duas horas de serviço em cada propriedade. Muitos produtores não têm recursos para esse preparo inicial, e esse apoio é fundamental para que eles consigam começar o plantio”, explicou.
Após a etapa de aração e gradagem, os produtores também contam com apoio para a fertilização, recebendo um adubo orgânico desenvolvido pela Emater-DF. “Estamos crescendo e ampliando esse programa. É o compromisso do governo levar condições de produção para o campo e garantir alimento para quem está na cidade”, acrescentou.
Como participar
As inscrições para o programa Preparo do Solo 2026 estarão abertas de 11 de maio até 10 de junho de 2026. Os interessados devem realizar o cadastro por meio dos sites oficiais da Emater ou da Seagri. A divulgação do resultado final com os selecionados está prevista para ocorrer até 30 de julho.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











